Na manhã desta quarta-feira, o aposentado Joãozinho Satler, de 66 anos, saiu de casa para caminhar especialmente para conhecer uma nova passagem na cidade: a rua Antônio João Radke, que corta as duas vias principais do bairro Ilha da Figueira – a José Theodoro Ribeiro e Rinaldo Bogo.
Continua depois da publicidade
A nova rua de mão inglesa estava em obras desde o fim de maio e foi liberada no último sábado.
A via tem 221 metros de comprimento, 11,3 de largura e quase 2,5 metros de ciclofaixa. Mesmo com trânsito liberado, falta ainda terminar a calçada e o canteiro, que acompanham o pequeno riacho que divide a via da empresa Indumak.
Segundo o secretário de Urbanismo, Aristides Panstein, a licitação para a iluminação deve ser aberta nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
O diretor de trânsito de Jaraguá do Sul, Márcio Roberto Ribas, afirma que até o fim do mês a calçada e o canteiro devem ficar prontos.
– Existe ainda um projeto para instalar uma academia ao ar livre no local -, destaca.
O aposentado, que caminhava pela ciclofaixa enquanto o calçamento passa por obras, aprovou o formato da via.
– Do prédio em que eu moro, eu vi que a rua ficou pronta e resolvi vir conferir. Ficou muito boa, bem espaçosa. Ajuda principalmente os motoristas que querem fazer o retorno para o Centro -, comenta ele, dizendo que utilizará o trajeto com frequência.
Continua depois da publicidade
Antes de ficar ponta, os motoristas que vinham da Vila Lenzi e Vila Nova tinham que seguir pela José Theodoro Ribeiro até a rua Sérgio Sabel, para poder retornar pela Rinaldo Bogo com destino ao Centro. Agora, o percurso encurtou dois quilômetros.
– Foi importante para facilitar o desvio desses motoristas e desafogar o trânsito que fica nas principais ruas do bairro no horário de pico. Ficará fácil o acesso até para quem vem do morro Boa Vista -, finaliza Ribas.
A obra foi feita pela empresa Paviplan, de Jaraguá do Sul, e custou R$ 271 mil. A rua fica a 70 metros do entroncamento da avenida Procópio Gomes com a Theodoro Ribeiro.
Continua depois da publicidade