A transferência de resíduos líquidos de caixas d´água para tambores impermeáveis começou na tarde desta sexta-feira, na Tapera, no Sul da Ilha. A previsão é de que esses trabalhos, de responsabilidade da empresa WPA, contratada pela Celesc, terminem até este sábado pela manhã.

Continua depois da publicidade

De acordo com assistente de diretoria de distribuição da Celesc, Pablo Cupani Carena, o material pode ser levado de Florianópolis no sábado à tarde, dependendo da autorização de órgãos ambientais. Os resíduos serão incinerados em Camaçari, na Bahia.

Na quinta-feira, os resíduos sólidos foram acomodados em sacos impermeáveis. O objetivo da transferência de recipientes, que atrasou o transporte do material – previsto para semana passada – é oferecer segurança no armazenamento e transporte.

Também na quinta-feira, dia 31, a Justiça liberou o embargo da produção de mariscos, ostras e berbigões de Governador Celso Ramos até Palhoça. A área menor, na região Sul de Florianópolis, continua embargada, pelos riscos de contaminação com ascarel, que pode ser prejudicial a saúde.

Continua depois da publicidade

Em novembro de 2012, houve um vazamento de óleo, com a substância, de um transformador da Celesc.

2012

2 de novembro _ foi detectado um pequeno vazamento num dos transformadores da subestação desativada da Celesc.

19 de novembro _ é furtada uma peça de outra transformador e começa a vazar até todo o óleo escoar.

19 de dezembro _ vazamento é descoberto por órgãos ambientais

2013

14 de janeiro _ Fatma embarga área de 730 hectares entre a Tapera e o Ribeirão da Ilha por risco de contaminação com ascarel vindo junto com o óleo dos transformadores.

15 de janeiro _ Polícia Federal abre inquérito para apurar a responsabilidade pelo vazamento de óleo.

Continua depois da publicidade

16 de janeiro _ Justiça Federal proíbe maricultura na Grande Florianópolis.

18 de janeiro _ Divulgada informação de que o alerta sobre o vazamento foi feito um mês antes dos órgãos ambientais descobrirem o derramamento de óleo.

21 de janeiro _ Em audiência pública, maricultura é liberada na Grande Florianópolis, exceto na área embargada pela Fatma.

25 de janeiro _ Laudo da Fatma confirma que não há ascarel na saída da vala que corta a Tapera.

28 de janeiro _ Justiça Federal proíbe novamente a maricultura alegando que há riscos de contaminação da ascarel na água e na produção.

Continua depois da publicidade