Uma nova previsão do tempo divulgada na tarde deste sábado aponta mudanças no cenário das chuvas em Santa Catarina, principalmente na região do Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
A estimativa, que chegou a ser de 130mm de chuva próximo a Rio do Sul, caiu para 60mm. De acordo com a nova previsão, divulgada pela Defesa Civil, deve parar de chover no começo da tarde de domingo na região.
Entretanto ainda neste sábado, após algumas horas de trégua, deve voltar a chover em todas as regiões a partir da noite. A previsão é da equipe de meteorologia da Epagri/Ciram, que faz avaliações sobre a situação climática em Santa Catarina a cada três horas – por isso há possibilidade de variações ao longo do dia.
Na última atualização, estavam previstos entre 30 e 40 milímetros de chuva acumulada e em pontos isolados pode chegar a 80 milímetros.
Continua depois da publicidade
A previsão aponta para índices menores do que se projetava na tarde de sexta-feira, quando chegou a se falar em até 350 milímetros de chuva para todo o fim de semana. De acordo com o meteorologista Clóvis Corrêa, a variação se deve à formação das áreas de instabilidade, que se movimentam.
– A cada segundo tem mudanças, o que é normal na meteorologia. Fazemos avaliações do que já aconteceu com o que mostram as imagens de satélite e aí temos uma projeção mais completa para os próximos dias. O que podemos dizer agora é que ainda existe a possibilidade de chuva – alerta.
Veja o quanto já choveu em cidades de SC (dados atualizados às 14h):
Rio do Sul – 128,6 milímetros
Florianópolis – 93,8 milímetros
Camboriú – 93,2 milímetros
Barra Velha – 83,6 milímetros
Brusque – 73 milímetros
Criciúma – 69 milímetros
Joinville – 65 milímetros
Blumenau – 61 milímetros
Lages – 56 milímetros
Previsão para domingo
Nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral, a chuva se concentra na madrugada, se estendendo pela manhã e parte da tarde.
Continua depois da publicidade
Está previsto volume médio entre 30 e 50 milímetros. Nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Planalto Norte a média esperada é de 50 a 80 milímetros ao longo do dia. E no Litoral Norte, o volume de chuva acumulada pode chegar a 100 milímetros.
De acordo com o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski, a chuva começa a dar trégua pelas cidades mais próximas do Rio Grande do Sul, no decorrer do dia.
Na segunda-feira o tempo melhora, mas persistem os riscos de escorregamentos e deslizamentos de terra.
Continua depois da publicidade