Depois da Capital, o município de São José, na Grande Florianópolis, ganha a partir deste mês de junho um espaço para o fomento da economia criativa. A pré-incubadora chamada Cocreation Lab está com inscrições abertas para selecionar dez projetos com potencial para se transformarem em negócios inovadores. Os futuros empreendedores ganharão mentoria com especialistas.
Continua depois da publicidade
O Cocreation LAB é um laboratório de ideação que utiliza uma metodologia chamada TXM Business, desenvolvida pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é nada mais do que transformar ideias em negócios. Além de São José, Florianópolis e Criciúma já contam com a iniciativa, e Caçador, no Oeste, também ganha um espaço no Centro de Inovação da cidade a partir de agora. Em São José, o espaço será localizado no Centro Histórico.
E apesar de o nome “inovação” levar nossos pensamentos diretamente para a área de tecnologia, o secretário de Desenvolvimento de São José, Waldemar Bornhausen Neto, lembra que os projetos não precisam ser necessariamente dessa área.
— Queremos estimular a chamada economia criativa. Fortalecer futuros negócios que possam ser relevantes para São José. Então podem ser projetos de tecnologia, gastronomia, artesanato, de qualquer área — lembrou.
Os dez projetos selecionados vão receber gratuitamente mentoria e dicas de metodologia para o futuro negócio por um prazo de cinco meses, com possibilidade de mais 30 dias de prorrogação. A pré-incubação vai ter o apoio de quatro professores do Centro Universitário Municipal de São José e de especialistas da UFSC, explicou Wandemar Bornhausen Neto.
Continua depois da publicidade
— A partir deste período de pré-incubação, estes projetos estarão prontos para procurarem uma incubadora de empresas — contou o secretário.
Os escolhidos, em contrapartida, vão precisar apresentar um projeto – e tirá-lo do papel – que beneficie justamente o Centro Histórico de São José. Valem projetos artísticos, ações sociais e iniciativas que estimulem e fortaleçam a economia daquela região tradicional.
Como se inscrever para o Cocreation Lab
Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site da Prefeitura – www.saojose.sc.gov.br – até o dia 25 de junho. No mesmo endereço está disponível o edital do Cocreation Lab com mais detalhes sobre os critérios de participação. Importante lembrar que pelo menos um dos envolvidos no projeto precisa ser morador da cidade para inscrever o projeto.
Os classificados para a entrevista presencial serão divulgados no site da prefeitura de São José e nas redes sociais do Cocreation Lab até o dia 11 de julho. O resultado final dos projetos selecionados também será divulgado nos mesmos canais até o dia 19 de julho. Os vencedores já devem começar a colocar a mão na massa ainda no fim do mês de julho.
Continua depois da publicidade