As obras da nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, iniciadas em abril de 2023, seguem em ritmo acelerado. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, informou que já foram finalizados os aterros de rocha para as cabeceiras da ponte e os pilares de sustentação. O oitavo dos nove blocos de pilares já está pronto e o último está em fase de finalização, com previsão de conclusão nos próximos 15 dias.

Continua depois da publicidade

Essa nova estrutura promete não apenas substituir a ponte atual, que está desgastada e insuficiente para o fluxo de veículos, mas também trará uma altura livre três vezes maior para a passagem de embarcações e mais segurança para o trânsito de pedestres e ciclistas.

Plataforma em andamento

A construção da plataforma está dividida em três segmentos, dos quais o primeiro (entre os pilares P1 e P4) já tem a pista concretada. No segundo segmento (P4 a P7), a concretagem está em curso e deve ser finalizada até o final de dezembro. O terceiro e último segmento (P7 a P9) tem previsão de conclusão até fevereiro de 2025. O asfaltamento será realizado de uma vez, após a conclusão de todos os segmentos, e a liberação da ponte ao tráfego está prevista para março de 2025.

Além disso, o projeto prevê a construção de barreiras entre a pista de veículos, o passeio e a ciclovia, oferecendo maior segurança e acessibilidade para todos os modais. Com uma extensão total de 214 metros e largura de 17 metros, a ponte terá duas faixas de rolamento de 3,5 metros, passeios laterais de 2,5 metros e uma ciclovia bidirecional de 2,8 metros de largura.

Impactos ambientais e infraestrutura de Lazer

Mais do que uma nova opção de travessia, a ponte visa também melhorar a circulação da água entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche, contribuindo para a renovação ambiental da região. A altura ampliada de 1,80 metros para 6 metros facilitará a passagem de embarcações maiores e permitirá um melhor fluxo da maré.

Continua depois da publicidade

Após a conclusão da ponte, a revitalização do entorno será finalizada, prevista para meados de 2025, com a criação de áreas de lazer e contemplação nas cabeceiras da antiga estrutura, incluindo um playground, uma academia ao ar livre e uma praça pública. A recente entrega do novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira, próximo à Avenida das Rendeiras, já é um exemplo do investimento na modernização da infraestrutura local, oferecendo acessibilidade, áreas de espera cobertas e bicicletários.

A construção da plataforma está dividida em três segmentos (Foto: Divulgação)

Investimento e licenças ambientais

Com um investimento de R$ 53 milhões, as obras estão sendo executadas pela Cejen Engenharia Ltda. e contam com as devidas licenças ambientais e autorizações da Capitania dos Portos e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). A construção segue o cronograma previsto e é acompanhada por órgãos de fiscalização ambiental para garantir o cumprimento das diretrizes de preservação e acessibilidade da área.

Conclusão e expectativas para o futuro

A nova ponte da Lagoa da Conceição, ao mesmo tempo em que representa um marco para a mobilidade de Florianópolis, também atende às necessidades ambientais e turísticas da região. Com a conclusão prevista para março de 2025, a expectativa é de que ela se torne não apenas um ponto de passagem, mas um espaço de convivência e apreciação das belezas naturais da cidade, integrando diferentes modais de transporte e promovendo o uso sustentável do espaço público.

Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no NSC Total.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, neste portal NSC Total. 

Continua depois da publicidade