De antemão, a pimenta é um tempero que divide muita gente. Enquanto uns amam, outros odeiam e quase ninguém é indiferente a ela. O que é inegável é que é perceptível a mudança que ela traz para o sabor dos pratos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Recentemente, o Guinness Book elegeu uma nova pimenta como a mais forte do mundo. Saiba tudo sobre essa nova espécie do condimento e as razões pelas quais ela foi escolhida pelo livro dos recordes.

A pimenta mais picante do mundo

De acordo com o site Megacuriosso, o Guinness World Records elegeu a Pepper X como a pimenta mais forte do mundo. Ela foi cultivada nos Estados Unidos pelo produtor rural Ed Currie. O tempero superou sua antecessora, chamada de Carolina Reaper, que ocupava o topo da lista há 10 anos. 

Continua depois da publicidade

A Pepper X alcançou mais de 2 milhõese 600 mil de unidades de calor na escala de Scoville (SHU), que quantifica a picância de uma pimenta e será explicada com mais detalhes daqui a pouco. Só para se ter uma ideia, a conhecida pimenta Jalapeño tem “apenas” entre 3000 e 8000 SHU.

O criador Ed Currie trabalhou de forma oculta por 10 anos para alcanmçar o primeiro lugar do Guinness. Então, para chegar ao nível de picância desejado, o produtor cruzou inúmeras espécies das pimentas mais fortes.

O processo demorou, já que espécies de pimenta podem levar anos para se consolidar e começar a dar frutos consistentes. Por isso, manter o segredo dos trabalhos é fundamental, para que não seja copiado por outros produtores.

Continua depois da publicidade

Como funciona a escala de Scoville

Agora que a gente já conhece a Pepper X, vamos conhecer melhor a escala de Scoville. De acordo com o Megacurioso, essa escala foi criada em 1912 pelo químico Wilbur Scoville, que dá nome à escala.

A saber, a Scoville (SHU) mede a quantidade de capsaicina, princípio ativo que a pimenta tem e que causa a sensação de ardência ao entrar em contato com o tecido humano. Para se ter uma ideia, a Carolina Reaper tem mais de 1.600.000 nessa escala de undade, a dedo de moça de entre 5 mil e 15 mil, e a Pepper X se destaca estando muito acima das outras já registradas.

Veja fotos das pimentas mais picantes do mundo

Continua depois da publicidade

Saiba mais das 5 pimentas mais ardidas do mundo

Então, vamos observar quais as 5 pimentas mais picantes do mundo seguindo a Escala de Scoville. Toda a lista foi feita de acordo com um contéudo publicado pela Revista Globo Rural.

5 – 7 pot primo

Primeiramente, vamos trazer essa forte pimenta com 1.469.000 SHU. Criada pelo produtor Troy Primeaux no estado americano da Louisiana, ela é fruto de um cruzamento entre a espécie Naga Morich e a Trinidad 7 Pot. Além de ser irregular, ela é cheia de espinhos

4 – 7 Pot Douglah

Em seguida, vem essa espécie, nativa de Trinidad e Tobago, e tem 1.853. 936 SHU. Considerada uma das mais saborosas da lista, pode ser consumida no formato sólido ou em pó

Continua depois da publicidade

3 – Trinidad Moruga Scorpion

Essa pimenta, que conta com 2.009.231 SHU, causa dormência e coceira só ao encostar a língua. Ela entrou na lista há anos e é uma conhecida dos fãs das super pimentas.

2 – Carolina Ceifeira

Era a pimenta mais picante do mundo antes da Pepper X. Vinha desde 2017 no topo da lista do Guinness com 2.200.000 SHU. A saber, a utilização de luvas para manipular essa pimenta é quase obrigatório.

1 – Pepper X 

Assim como dissemos, a Pepper X é a nova pimenta mais picante do mundo. Ela tem 2.690.000 SHU e assume o posto onde deve ficar por muito tempo.

Continua depois da publicidade

Leia mais

O alimento mais caro do mundo pode estar na sua cozinha e você nem sabe