A segunda pesquisa Quaest sobre a intenção de votos na corrida pela prefeitura de Florianópolis nas Eleições 2024 mostrou que o candidato Topázio (PSD) continua na liderança, agora com 43%. No primeiro levantamento, de 27 de agosto, ele tinha 40%. Topázio é seguido por novo empate técnico entre os adversários que dividem o segundo lugar. Os números são da pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor a lista dos candidatos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A pesquisa foi encomendada com exclusividade pela NSC e ouviu 852 pessoas entre 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC-09567/2024.
A pesquisa estimulada da Quaest mostra novamente um empate técnico no segundo lugar entre os candidatos Dário (PSDB), com 15%, e Marquito (PSOL), com 14%.
Em relação à primeira pesquisa, de 27 de agosto, Dário oscilou um ponto percentual para baixo, de 16% para 15%, e Marquito teve variação de um ponto para cima, passando de 13% para 14%. Considerada a margem de erro, Dário pode ter de 12% a 18% e Marquito, de 11% a 17%.
Continua depois da publicidade
Na sequência das intenções de voto, Lela (PT) e Pedrão (PP) protagonizam outro empate técnico da pesquisa. O candidato petista manteve os 6% da primeira pesquisa, enquanto o candidato do PP oscilou um ponto percentual para baixo, passando de 6% para 5%.
Os candidatos Brunno Dias (PCO) e Mateus Souza (PMB) saíram de 0% na primeira pesquisa para 1% no novo levantamento. Considerando a margem de erro, Lela, Pedrão, Brunno Dias e Mateus Souza são considerados tecnicamente empatados.
Portanova (Avante) foi citado em ambas as pesquisas, mas não chegou a pontuar. Carlos Müller (PSTU), que havia sido citado no primeiro levantamento, desta vez não foi mencionado pelos eleitores consultados.
Continua depois da publicidade
Na pesquisa estimulada, o número de indecisos se manteve o mesmo do primeiro levantamento, de 10%. Já a quantidade de eleitores que declararam voto nulo, em branco ou que não pretendem votar caiu de 9% para 5%.
Pesquisa Quaest mostra nível de conhecimento e rejeição dos candidatos em Florianópolis
Veja variação da pesquisa estimulada
Veja os números da pesquisa estimulada por candidato:
- Topázio (PSD): 43% (eram 40%)
- Dário (PSDB): 15% (eram 16%)
- Marquito (PSOL): 14% (eram 13%)
- Lela (PT): 6% (eram 6%)
- Pedrão (PP): 5% (eram 6%)
- Brunno Dias (PCO): 1% (era 0%)
- Mateus Souza (PMB): 1% (era 0%)
- Portanova (Avante): 0% (era 0%)
- Carlos Muller (PSTU): Não foi citado (era 0%)
- Indecisos: 10% (eram 10%)
- Brancos / Nulos / Não vai votar: 5% (eram 9%)
Pesquisa espontânea
A pesquisa Quaest também avaliou o cenário das intenções de voto no levantamento espontâneo, quando não são apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos. Nesta modalidade, o candidato Topázio ampliou a vantagem, passando dos 21% registrados no levantamento do fim de agosto para 30% na atual pesquisa.
Na sequência da pesquisa, a exemplo do cenário estimulado, há empate entre os candidatos no segundo lugar. Marquito (PSOL) oscilou de 7% para 9% da primeira para a segunda pesquisa, enquanto Dário (PSDB) subiu de 3% para 7%.
Continua depois da publicidade
Pedrão (PP), que na primeira pesquisa tinha 1% no levantamento espontâneo, passou para 4%. Lela, que também tinha 1%, teve variação de dois pontos e agora tem 3%. Segundo a Quaest, considerada a margem de erro, Marquito, Dário, Pedrão e Lela estão em empate técnico.
O número de eleitores indecisos na pesquisa espontânea, que no fim de agosto era de 65%, caiu para 45%.
Veja a variação da pesquisa espontânea
Veja os números da pesquisa espontânea por candidato:
- Topázio (PSD): 30% (eram 21%)
- Marquito (PSOL): 9% (eram 7%)
- Dário (PSDB): 7% (eram 3%)
- Pedrão (PP): 4% (era 1%)
- Lela (PT): 3% (era 1%)
- Portanova (Avante): Não foi citado (era 0%)
- Indecisos: 45% (eram 65%)
- Brancos / Nulos / Não vai votar: 2% (eram 2%)
Avaliação do governo Topázio
A pesquisa Quaest também perguntou aos eleitores qual a avaliação do governo Topázio na prefeitura de Florianópolis. O percentual de pessoas que avaliam o trabalho como positivo passou de 50% na primeira pesquisa para 53%. Os que consideram a gestão regular oscilou de 31% para 29%. O grupo que avalia negativamente o governo Topázio, que era de 14% no fim de agosto, agora responde por 13%. Os que não sabem ou não responderam somaram 5% nos dois levantamentos.
Continua depois da publicidade
Veja dados de avaliação de Topázio
O primeiro turno das eleições 2024 ocorre daqui a 20 dias, em 6 de outubro. O segundo turno, caso seja necessário, está previsto para 27 de outubro.
Quem são os candidatos a prefeito de Florianópolis
Leia também
Bolsonaro muda roteiro em SC e deixará de fora cidade onde PL tem disputa apertada
Como as declarações de bens podem ajudar os eleitores a escolher candidatos
SC tem disputa direta entre dois candidatos a prefeito em 4 a cada 10 cidades nas Eleições 2024