Nesta quinta-feira (27), a Penitenciária Industrial de São Bento do Sul foi inaugurada com a participação do governador Jorginho Mello. O novo estabelecimento tem capacidade para 420 internos em regime aberto. A penitenciária também possui novas áreas para assistência à saúde e reintrodução dos detentos na sociedade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Com a inauguração, Santa Catarina passa a ter 54 unidades prisionais com, aproximadamente, 22 mil vagas no total. Conforme o secretário de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa, Carlos Alves, o diferencial dessa penitenciária está na qualificação do interno.
Veja fotos da nova Penitenciária Industrial:
— Essa unidade foi construída para que seja uma penitenciária industrial. Vai comportar 420 internos com instalação de empresas e área de educação. Então, é uma unidade bem moderna que visa, principalmente, a recuperação do interno, a ressocialização da pessoa privada de liberdade. Existe um déficit de vagas e ela vem para diminuir isso — explica Alves.
Continua depois da publicidade
O estabelecimento vai receber detentos de Rio do Sul, de cidades da região Norte e Planalto norte do Estado.
Com foco na reintrodução do interno na sociedade, a Penitenciária de São Bento do Sul possui um módulo com oficinas de aproximadamente 964 m² e um módulo educacional com cinco salas de aula. Cada sala possui capacidade para 25 detentos. O estabelecimento também conta com uma sala de informática, biblioteca e áreas específicas para assistência à saúde, incluindo consultório odontológico, médico e posto de enfermagem.
— Algumas empresas serão instaladas aqui dentro. O preso vai receber um salário que vai poder ajudar a família. Além de todo o emprego gerado na parte terceirizada, temos também a possibilidade de estágios no ensino médio e superior — conta o Secretário.
A nova unidade teve um investimento de mais de R$ 32,9 milhões. O edifício é cercado por uma muralha de seis metros de altura e conta com quatro torres de vigilância, cada uma com 10 metros de altura. O espaço também dispõe de sala para atendimento social, para audiências, sala da OAB (Ordem de Advogados do Brasil) e 11 parlatórios.
Continua depois da publicidade
Leia também
VÍDEO: Duplicação em SC terá “viaduto” para passagem de animais
De gruta a leprosário: os lugares “mal-assombrados” de SC
BMW aposta em startups de Joinville para inovar em carros elétricos