Os primeiros detentos da nova Penitenciária Industrial de Blumenau chegaram há menos de quatro meses e as transferências ainda estão em andamento, mas a nova estrutura, que deve ser um modelo no Estado, já é alvo de protestos. Um grupo de mais de 20 mulheres se reuniu ontem à tarde em frente ao Fórum de Blumenau para protestar contra más condições na penitenciária onde seus companheiros cumprem pena.
Continua depois da publicidade
Entre as reclamações, elas dizem que os agentes prisionais castigam os detentos, que falta cobertor nos dias frios, que a comida é servida estragada e que, desde o início das transferências, somente uma visita de familiares foi liberada até agora.
O atual responsável pela penitenciária é Cleverson Henrique Drechsler, nomeado pelo Departamento de Administração Prisonal (Deap) semana passada após o afastamento do antigo diretor, Marco Antônio Caldeira. Através de assessoria, o Deap disse que o caso está com a secretaria de Estado de Justiça e Cidadania. Na pasta, ninguém foi encontrado para comentar.