Chuvas intensas devem voltar a impactar Santa Catarina, pela terceira vez em uma semana, a partir desta quarta-feira (11). A previsão da Defesa Civil é de acumulados que podem passar de 100 mm em regiões como Meio-Oeste, planaltos Sul e Norte, Vale do Itajaí e Litoral. No Extremo-Oeste e Oeste são esperados totais de 40 mm a 70 mm, com áreas de maior intensidade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A previsão vem dois dias após enchentes afetarem todo o Estado, principalmente o Vale do Itajaí. Em Taió, nesta terça-feira (10), a água ainda não baixou. O nível do rio é o maior que se tem registro, o que torna o episódio o pior da história dos taioenses.

A chegada de chuvas fortes e temporais com risco de granizo em todo o Estado é esperada já nas primeiras horas desta quarta-feira, e o alerta segue até a quinta-feira (12), feriado, conforme a Defesa Civil. De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, a diferença é que este evento deve durar menos (dois dias), diferente do último, que durou cerca de quatro dias.

Taió chega ao 3º dia embaixo d’água e enfrenta pior enchente da história

Continua depois da publicidade

A chuva intensa, conforme a previsão, começa no Extremo-Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí, e avança para o restante do Estado durante a tarde e noite de quarta, persistindo ao longo da quinta-feira.

Conforme Gilsânia Cruz, meteorologista também da Epagri/Ciram, a região que mais preocupa é o Vale do Itajaí, em especial pelo nível dos rios ainda estar elevado.

Grandes acumulados de chuva

Os maiores acumulados de chuva devem ser no Meio-Oeste, planaltos Sul e Norte, Vale do Itajaí e Litoral, com médias entre 70 mm e 100 mm e pontos de até 100 mm ou mais. No Extremo-Oeste e Oeste, são esperados totais de 40 a 70 mm, com áreas de maior intensidade.

O risco de temporais localizados é alto em todo o Estado, com a possibilidade de chuvas fortes, descargas elétricas, ventos intensos e queda de granizo.

Continua depois da publicidade

Nova "onda" de chuvas volta a acender alerta em Santa Catarina
Novo alerta da Defesa Civil (Foto: DCSC/Divulgação)

O risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais permanece alto a muito alto. A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de risco e esteja preparada para qualquer situação emergencial.

Rio Negro segue subindo e Mafra tem mais de 500 desalojados por enchente

A nova onda de chuvas no Estado está relacionada à passagem de uma frente fria por Santa Catarina. Na sexta-feira (13), a previsão é que a chuva diminua gradativamente, mas ainda pode persistir com pouca intensidade na faixa leste e norte do Estado.

Nova "onda" de chuvas volta a acender alerta em Santa Catarina
Alerta geológico em SC (Foto: DCSC/Divulgação)

Ainda devido às chuvas, o risco de deslizamentos segue alto no Estado, em especial nos Planaltos e todo o Vale do Itajaí. Com a previsão de mais chuva, todas as regiões já apresentam solo encharcado e o alerta continua. A Defesa Civil orienta se atentar a sinais como rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo.

Leia mais

SC deve ter no máximo dois dias seguidos de sol em outubro, segundo meteorologista

Por que o nível dos rios demora tanto para baixar no Vale do Itajaí

Solo encharcado deixa SC em atenção máxima mesmo sem chuva, alerta especialista