O zoológico de Pomerode, no Vale do Itajaí, tem uma nova moradora. Loki chegou a Santa Catarina nesta quarta-feira (23) após uma longa viagem de 1,5 mil quilômetros. A onça-parda veio do zoológico de Brasília, onde protagonizou um episódio curioso: ela fugiu do recinto onde era mantida e mobilizou uma operação para ser capturada. Isso em 2022.

Continua depois da publicidade

Loki, de sete anos, deixou Brasília de avião, em uma viagem que durou cerca de seis horas (vídeo abaixo). A onça-parda desembarcou em Navegantes e dali seguiu por terra mais 75 quilômetros até o zoo de Pomerode, considerado referência nacional no cuidado com grandes felinos. Se o trajeto fosse feito todo por terra, seriam pelo menos 25 horas de trajeto, com paradas e cuidados extras.

Loki foi resgatada ainda filhote em agosto de 2018, em uma área rural entre Luziânia e Vianópolis (GO). Criada por humanos antes do resgate, ela passou pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-DF), sob responsabilidade do Ibama, e foi acolhida pelo Zoológico de Brasília. Por estar muito acostumada com a presença humana, não foi possível reintroduzi-la à natureza. 

Agora, no zoo de Pomerode, a onça-parda passará a conviver com outros dois felinos da mesma espécie.

Fujona

Em 2022, ela fugiu do recinto onde era mantida, no Zoológico de Brasília. Os funcionários do espaço, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, fizeram uma operação para capturar o animal. Segundo a administração do Zoo, a suçuarana, também chamada de puma ou onça-parda, ficou o tempo todo na área interna. Porém, 19 visitantes que estavam no local foram retirados às pressas.

Continua depois da publicidade

Onças-pardas são o segundo maior felino do país, atrás apenas da onça-pintada. O animal adulto pode alcançar até 1,20 metro e pesar mais de 70 kg.

Assista ao vídeo do transporte de Loki

Leia mais

Quem são os goldens que encantam em passeios diários em Blumenau; veja fotos