Com três horas de atraso devido ao meu tempo, a mais nova linha aérea a cruzar os céus de Santa Catarina começou a operar nesta segunda-feira. A demora foi provocada por um forte nevoeiro que forçou o fechamento temporário de três dos cinco aeroportos incluídos no roteiro.

Continua depois da publicidade

O avião com capacidade para 19 passageiros e ainda identificado com a logomarca da NHT, antiga nomenclatura da Brava Linhas Aéreas, deveria ter saído às 5h42min do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR), com destino a São Miguel do Oeste, Concórdia, Lages e Florianópolis, onde pousaria às 9h43min.

Porém, a aeronave conseguiu decolar no Paraná apenas às 8h35min e, ao chegar a São Miguel do Oeste, o Aeroporto Hélio Wassun também precisou ser fechado por alguns minutos por conta do nevoeiro, atrasando a continuação da viagem. Na sequência, a dificuldade foi descer no Aeroporto Municipal de Concórdia, que também sofria com a influência do tempo.

Os dois aeroportos do Oeste, segundo a Brava, não operam por instrumentos e os pilotos pousam e decolam apenas no visual. A companhia explica que, nas ocasiões em que o nevoeiro prejudicar novamente, caberá ao piloto decidir se sobrevoa as cidades por alguns minutos à espera de melhora do tempo ou segue viagem.

Continua depois da publicidade

Em Lages, onde o Aeroporto Federal Antonio Correia Pinto conta com instrumentos e não recebia voos comerciais regulares há cinco anos, a aeronave deveria ter pousado às 8h50min, mas chegou somente ao meio-dia. O pouso em Florianópolis ocorreu logo após às 13h.

O presidente da Brava, Jorge Barouki, lamenta o fato de o tempo não ter colaborado justamente no primeiro dia das operações, mas garante que os horários não podem ser alterados, uma vez que a proposta é possibilitar conexões para os grandes centros do Brasil no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.

Apesar do atraso de três horas, Barouki comemora a lotação do voo inaugural, que teve como passageiros os prefeitos de São Miguel do Oeste, João Valar, e de Lages, Elizeu Mattos, além de outras lideranças políticas e empresariais. O presidente da Brava prevê que os voos, realizados duas vezes por dia – um de ida e um de volta – estarão lotados às segundas, terças e sextas-feiras, com menor procura às quartas e quintas. O serviço não será oferecido aos sábados e domingos.

Continua depois da publicidade

Jorge Barouki confirma ainda para este ano, mas sem data prevista, o início da linha Porto Alegre/Santa Maria/Lages/Guarulhos em aviões para 30 pessoas, atendendo a uma demanda histórica de Lages e solicitada com veemência pelo poder público e iniciativa privada local, uma vez que a ligação direta entre a cidade e São Paulo não ocorre há mais de uma década. O presidente da Brava também prevê para as próximas semanas os voos entre Chapecó e Navegantes aos sábados e domingos. Segundo ele, falta apenas ajustar os horários.

Serviço

Consultas de roteiros e valores, reservas e compras de passagens podem ser feitas pelo site www.voebrava.com.br ou pelo call center 0300-143-43-43, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 21h, e aos sábados, das 7h30min às 16h. Plantão 24 horas pelo telefone (51) 9528-8982.