Uma nova lei sancionada em Joinville pelo prefeito Adriano Silva proíbe que igrejas e templos religiosos sejam fechados por restrições sanitárias durante a pandemia. O projeto foi proposto pelo vereador Wilian Tonezi (Patriota) e aprovado na Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A lei 9.012, de 27 de setembro, veda quaisquer determinações de fechamento total de igrejas e templos religiosos para “garantir-lhes o direito constitucional da liberdade religiosa”, além do funcionamento por reconhecimento como atividade essencial pelo decreto federal de março de 2020.
Porém, as igrejas e templos ainda poderão ter regulação da capacidade e ocupação, de acordo com as necessidade e protocolos de saúde por causa da pandemia ou qualquer outro motivo que implique em situação de calamidade ou emergência.
A lei também garante a realização do rito religioso sem qualquer interfência do poder público em relação à forma do culto.
Continua depois da publicidade
Outro artigo da legislação determina que a vigilância sanitária ou órgão responsável fiscalizará os procedimentos de abertura de igrejas e templos seguindo os protocolos de segurança das autoridades de saúde.
Leia também:
Joinville tem mais de 450 vagas de emprego abertas no Cepat
Proposta em Joinville sugere o camarão como símbolo de rota gastronômica
Joinville faz ação nas ruas para regularizar situação de vendedores ambulantes
Homem é preso após ser condenado por estuprar a filha de 8 anos em Joinville
Vídeo mostra momento em que motociclista é arremessado antes de morrer em Joinville