A nova geração do surfe brasileiro quase retoma o título do tradicional 6 estrelas de Durban, na África do Sul, válido pelo World Qualifying Series (WQS), divisão de acesso do circuito mundial de surfe. O alagoano Marcondes Rocha terminou como vice-campeão e o paranaense Jihad Kohdr ficou em terceiro lugar nas semifinais, com ambos só sendo derrotados pelo havaiano Bruce Irons.
Continua depois da publicidade
No sábado, o pernambucano Paulo Moura barrou o tricampeão mundial e defensor do título do Mr. Price Pro, Andy Irons, mas seu irmão mais jovem conseguir vingar os brasileiros e faturou o prêmio máximo de US$ 15 mil oferecido ao campeão.
No ano passado, Andy quebrou uma série de três vitórias seguidas do Brasil em Durban e agora os dois troféus de primeiro lugar foram para o Havaí, pois no sábado Melanie Bartels sagrou-se campeã da categoria feminina, que foi encerrada com a campeã brasileira Silvana Lima também ficando em terceiro lugar nas semifinais.
O circuito mundial agora volta suas atenções para o World Championship Tour (WCT), a elite do circuito, pois o prazo da sexta etapa começa na terça e vai até o dia 22 nas longas direitas de Jeffrey?s Bay, também na África do Sul.
Já o WQS retorna com força total no dia 25, com o US Open of Surfing inaugurando uma série decisiva de oito provas seguidas com níveis 5 e 6 estrelas que só terminará em 4 de setembro.
Continua depois da publicidade