Começa a funcionar na próxima segunda-feira, dia 17, o novo sistema de fiscalização eletrônica no trânsito de uma das maiores cidades de Santa Catarina. Lages, na Serra, tem 160 mil moradores e mais de 90 mil veículos, mas está há mais de um ano sem um único dispositivo para controlar a velocidade em suas principais ruas e avenidas. O novo sistema começou a ser implantado há três meses para testes nos equipamentos e será colocado em prática a partir das 8h da próxima segunda.
Continua depois da publicidade
Num primeiro momento serão acionadas duas lombadas eletrônicas – uma na Avenida Santa Catarina e outra na Avenida Dom Pedro – e um “furão”, aparelho que fiscaliza simultaneamente a velocidade, o avanço de sinal vermelho nos semáforos e a parada sobre a faixa de pedestres, no cruzamento das avenidas Belizário Ramos e Presidente Vargas.
O diretor de trânsito da prefeitura de Lages, Diego Oliveira, destaca que até o fim do ano todo o sistema deve entrar em funcionamento e contemplará um total de 20 lombadas eletrônicas cobrindo 52 faixas de tráfego e 11 furões com abrangência de 69 faixas.
De todas as 121 faixas de tráfego, 30 contarão também com o Optical Character Recognition (Reconhecimento Ótico de Caracteres, ou OCR), que consiste em câmeras que identificam imediatamente pelas placas os veículos roubados e até com documentação atrasada.
Outro método que será adotado no novo sistema de fiscalização eletrônica do trânsito de Lages é o radar móvel que foca o veículo, registra a foto e, em caso de infração, envia os dados diretamente ao Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) para a geração da multa.
Continua depois da publicidade
Pelo menos um OCR e um radar móvel entrarão em funcionamento junto com o furão e as duas lombadas eletrônicas. E o diretor de trânsito da prefeitura avisa que, nestes pontos, a fase de testes e adaptações já passou e as notificações já começam na segunda-feira.