Pelo menos 40 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão são cumpridos em 10 cidades de Santa Catarina, no Norte, Litoral e Vale do Itajaí. É a segunda fase da Operação Regalia, que investiga crimes como tráfico de drogas, corrupção ativa e passiva e organização criminosa, que teriam envolvido agentes públicos, particulares e advogados no Presídio Regional de Blumenau.
Continua depois da publicidade
A operação foi deflagrada pela Polícia Civil. A primeira fase da Regalia aconteceu em março de 2015. Gravações autorizadas pela Justiça mostraram conversas entre detentos e familiares que sugeriam esquemas de favorecimento no Presídio de Blumenau. As irregularidades envolviam a diminuição das penas, facilitação de saídas momentâneas da prisão e de fugas, além do ingresso de drogas e celulares no presídio em troca de dinheiro ou bens materiais.
Ao todo, no ano passado, foram presas 39 pessoas – entre elas, 12 agentes penitenciários – e ainda cumpridos 27 mandados de busca e apreensão. Todos foram liberados um mês depois. Na mesma semana em que os mandados foram cumpridos, o Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina (Deap) nomeou o então diretor da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Itapema, Marco Antônio Elias Caldeira, como interventor e responsável pela administração do Presídio Regional de Blumenau.
*Com apoio da RBSTV, do G1 SC e do Diário Catarinense
Acompanhe o Giro Estadual da CBN Diário:
Continua depois da publicidade