Começou nesta sexta-feira (4) uma nova etapa do procedimento que vai aumentar a faixa de areia na Praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha, em Florianópolis. A primeira draga que fará a retirada da areia de uma jazida no fundo do mar e a levará até a costa começou a operar nesta manhã.
Continua depois da publicidade
O trabalho vai iniciar pela parte Oeste da praia, na Ponta dos Morretes, e seguirá até o trapiche. Ao todo, o alargamento será realizado no trecho que vai de Canajurê até o Rio do Brás, totalizando 3,2 quilômetros.
De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, após conclusão da obra, orla passará a ter em torno de 40 a 50 metros de largura, inicialmente. Depois que a areia estiver estabilizada, o tamanho total ficará entre 30 e 35 metros.
O trabalho deveria ter sido iniciado duas semanas atrás, mas atrasou porque o equipamento demorou a chegar à Capital. Mesmo com o imprevisto, a data de entrega da obra, marcada para o dia 20 de dezembro, foi mantida pela Prefeitura. Outra draga, prevista para chegar até o fim de outubro, deverá ajudar no serviço. A obra tem investimento de R$ 10.517.610,60.
A draga vai retirar a areia do fundo do mar, em uma jazida localizada a cerca de 1 quilômetro da costa — a cor e a espessura serão semelhantes a que já existente na orla. O volume será transportado até uma tubulação, que irá bombeá-lo até o balneário. Em seguida, a areia será espalhada com um trator. Serão utilizados cerca de 344,6 mil metros cúbicos de areia.
Continua depois da publicidade

Quatro boias demarcam o local onde a jazida está localizada. A orientação da Prefeitura é para que as embarcações não passem próximo dessa área. Os moradores e visitantes também devem respeitar o espaço utilizado para a execução do serviço. O local está sendo sinalizado com placas e cordões de segurança.

Veja como vai funcionar o alargamento
