A nova etapa das obras de restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foi confirmada para a noite desta segunda-feira. Os trabalhos começam às 22h com previsão de durarem entre três e quatro horas. Nesta fase, serão cortados os cabos das barras de olhal na cabeceira continental da ponte. A obra só será adiada se, no horário marcado, os ventos estiverem acima dos 60 km/h. A Epagri/Ciram projeta rajadas de no máximo 30 km/h na noite de segunda e madrugada de terça-feira em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Na manhã desta segunda, Deinfra e Defesa Civil estiveram na ponte para bater o martelo sobre a necessidade de um plano de contingência maior, com retirada de pessoas de casa, por exemplo. Foi definido que o trânsito de veículos não será interrompido e apenas o morador da residência mais próxima da cabeceira continental foi orientado a dormir fora de casa. A única interrupção ocorrerá no tráfego de embarcações por baixo da Hercílio Luz, a partir das 22h.
Os cortes no lado da Ilha estão programados para quarta-feira e esta etapa da obra completará a transferência de cara da ponte. Após os cortes dos cabos, começarão a ser retiradas as próprias barras de olhal, processo que vai transformar o visual do cartão postal catarinense.
Depois da retirada das peças antigas, ainda serão realizados trabalhos intermediários e, então, a montagem da nova estrutura. A ponte receberá cerca de 2 mil toneladas de metal novo, o que representa aproximadamente 40% da atual estrutura. Muitas das novas peças, fabricadas no Brasil e no exterior, já foram compradas e estão em depósitos no canteiro de obras. A conclusão da restauração está prevista para o final de 2018.
Continua depois da publicidade