Quem trafega pela BR-470 na altura de Gaspar vai precisar ter ainda mais paciência ao passar próximo ao principal acesso à cidade. Isso porque, durante mais de uma semana, a partir de sábado (20), as equipes que atuam na obra de duplicação vão interditar totalmente o trecho diversas vezes ao dia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O comunicado é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que coordena os trabalhos. O lançamento de vigas que sustentarão o novo viaduto no Km 35, no trevo com a Rua Hercílio Zimmermann, na entrada do município, exigirá os bloqueios de cerca de 20 minutos.
A operação ocorrerá das 7h às 17h, com até dez períodos de interdição por dia. Eles serão alternados com os de liberação. A rotina será essa ao menos até 30 de julho, se não houver atrasos por conta do tempo.
As vigas serão transportadas a partir do Km 32, onde também deve ocorrer lentidão no trânsito sentido Blumenau nesses momentos do dia. A região já registra um fluxo mais demorado devido aos pontos que ainda não foram duplicados e estão em obra. Com essa nova etapa dos serviços, a tendência é que a situação fique ainda mais caótica.
Continua depois da publicidade
Poucos quilômetros à frente, já no bairro Fortaleza, em Blumenau, a construção de outro viaduto sobre a Rua Samuel Morse também tem testado a calma dos condutores. Com a interdição total e ininterrupta da rodovia, os motoristas precisam usar a marginal para seguir viagem, o que tem resultado em filas gigantescas em vários momentos do dia não só na 470, como nas vias urbanas do bairro.
Leia mais
O que explica apagão cibernético que afetou computadores, aviões e bancos ao redor do mundo