Orgulhosa, Andréia Lima abre as cortinas. O sol entra pela janela ampla, do lado de fora está o parquinho, casinha, balanço, escorregador. O ambiente dentro da sala também a alegra. Tudo é novo: as pequenas mobílias, os brinquedos, as paredes impecavelmente pintadas. Andréia é professora da creche Machado de Assis, que finalmente, tem um novo endereço e um local apropriado para que crianças e profissionais tenham saúde e bem-estar.

Continua depois da publicidade

As 135 crianças antes estudavam em um prédio insalubre, na servidão Alzira Ventura Vieira, 86, em Capoeiras. A transferência ocorreu na quarta-feira, dia 29 de maio.

A nova creche, que tem dois andares e 12 salas, fica na rua Santos Saraiva 2011, também em Capoeiras. No térreo, fica a sala dos professores, a coordenação, direção, copa e cozinha. Também há banheiros, lavanderia, despensa, sala de aula e a área de recreação com amplo jardim. No andar superior, foram construídos banheiros, sala multiuso e salas de aula.

O terreno tem 1.665 metros quadrados e recebeu R$ 4,2 milhões de investimento da Prefeitura de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

A construção foi projetada de forma acessível, com piso podotátil, para cegos, e bebedouro apropriado para pessoas com necessidades especiais, de acordo com a Norma de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos – NBR 9050.

— A Prefeitura de Florianópolis se preocupou em construir uma estrutura que traz conforto para o dia a dia de todas crianças e professores — diz o prefeito Gean Loureiro.

Nova estrutura da creche Machado de Assis traz mais segurança e saúde para os alunos
(Foto: PMF/Divulgação)

Para o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, a nova unidade era uma necessidade que precisava ser sanada.

Continua depois da publicidade

— A comunidade esperava por isso há muito tempo — relembra.

Andréia concorda. Durante quatro anos, ela lecionou na pior sala do antigo endereço.

— Não tínhamos janelas. A sala era escura, úmida e mofada. Muitas crianças tinham crises de asma, bronquite e sinusite. Era um lugar triste. Inadequado para as crianças. Essa mudança foi muito importante. Venho trabalhar feliz e vejo a mesma felicidade nos meus alunos — disse.

Úrsula da Silva, diretora da creche Machado de Assis, conta que tem recebido dezenas de elogios dos pais.

— Eles me falam que seus filhos estão mais saudáveis e mais felizes. Foi uma grande mudança, impactou bastante na vida das professoras e dos alunos — orgulha-se.

Continua depois da publicidade

Uma destas mães é Graziela Sousa da Costa, 43 anos. Seu filho Otávio, 2 anos, ficou um mês doente em consequência da insalubridade do antigo prédio.

— Ele usou durante esse período duas bombinhas para ajudar a respirar, corticóide e antibiótico. O antigo prédio era tão precário que um dia inundou e os ratos saíram das suas tocas e invadiram o pátio e as salas de aula — conta.

Desde a mudança de endereço, Otávio não toma mais nenhuma medicação.

— Para os pais é um grande alívio saber que as crianças passam o dia num ambiente saudável — completa Graziela.

Continua depois da publicidade

Provisórios

Temporariamente, as 98 crianças da Creche Ilha-Continente, em Capoeiras, foram transferidas para a Machado de Assis.

A Ilha-Continente está sendo ampliada e reformada. Cinco salas de aula serão equipadas com climatização. Piso, esquadrias e cobertura também serão completamente substituídos, além da reforma de todos os sanitários. O investimento será de R$ 1,7 milhão. A conclusão da obra está prevista para agosto de 2020.

Leia mais sobre o que acontece em Florianópolis aqui.