A safra de milho de Santa Catarina será ainda maior do que o esperado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu levantamento de maio onde indica um aumento de 20% na safra do cereal em território barriga-verde, com uma safra de 3,26 milhões de toneladas, contra 2,71 do ano passado. No levantamento anterior o crescimento previsto era de 18,1%.
Continua depois da publicidade
Destaque para o acréscimo na produtividade, de 11%, passando de 7.330 quilos por hectare para 8.144. É a segunda maior produtividade do Brasil, perdendo apenas para os 8.344 do Distrito Federal, onde a área plantada é reduzida e com irrigação.
No Brasil a safra de milho cresceu 28,8%, atingindo 92,8 milhões de toneladas. Bom para os criadores de suínos, bovinos e aves, que terão milho em abundância e a preço barato.
Aumento também na soja
A estimativa da safra de soja também foi revisada para cima, passando de 2,24 para 2,28 milhões de toneladas, num acrésimo de 7,1% em relação ao ano passado. É a maior safra de soja da história de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Recorde nacional
A boa safra em Santa Catarina é também fruto da boa safra brasileira, em virtude do clima favorável e investimento dos agricultores em sementes de alto potencial e aplicação correta de fertilizantes.
A nova estimativa da safra nacional é de 232 milhões de toneladas, num acréscimo de 24,3%. São 45 milhões de toneladas a mais do que no ano passado. A boa safra é boa para o consumidor pois há mais alimentos a um preço mais acessível, ajudando a conter a inflação.