A Polícia Militar de Santa Catarina envia nesta segunda-feira (13) uma nova equipe de 25 policiais militares para prestar apoio na situação das enchentes do Rio Grande do Sul. Eles irão substituir os policiais que já estão atuando no estado gaúcho desde a última semana.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Os policiais irão sair da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis, às 8h desta segunda-feira rumo ao Rio Grande do Sul. Entre as ações em que os PMs irão prestar apoio estão o policiamento ostensivo para preservação da ordem pública, e também o resgate de famílias desabrigadas por conta dos alagamentos.

Como catarinenses podem doar mantimentos e produtos para vítimas das chuvas no RS

A equipe será formada por oito policiais do Tático do 1º Comando Regional (CPMR), um oficial e quatro praças do Tático do 1º Batalhão de Pronta Resposta (BPR) do 5º Comando Regional, seis policiais do Batalhão Operações Policiais Especiais (BOPE) e seis policiais do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) para ações aquáticas.

Continua depois da publicidade

Além disso, serão enviadas duas viaturas 4×4 (caminhonete) e duas embarcações de pequeno porte motorizadas do Comando de Polícia Militar Ambiental. O 1º Comando Regional irá enviar outras duas viaturas 4×4 (caminhonete), e o BPR vai enviar outra viatura 4×4.

Caminhões e embarcações que já foram enviadas anteriormente seguem em atuação no Rio Grande do Sul. Desde o início das ações, policiais catarinenses já resgataram 788 vítimas das chuvas e retiraram cerca de 90 animais de áreas de alagamento. Além disso, foi feito o transporte de três toneladas de suprimentos para locais isolados.

Veja fotos dos resgates no Rio Grande do Sul

Leia também

Nível do Guaíba pode alcançar novo recorde entre segunda e terça-feira

O que a tragédia no RS tem a ver com a emergência climática?

Prevenção a desastres climáticos entra na pauta das eleições 2024 em Santa Catarina