Blumenau vai ganhar uma nova cervejaria a partir do Festival Brasileiro da Cerveja. A Balbúrdia entra no mercado com uma produção pequena, de apenas 5 mil litros por mês, mas com uma ideia com ares intimistas, digamos assim. O empreendimento é liderado por Fernando Lapolli, consultor de cervejarias no Brasil, Paraguai e Portugal, que decidiu criar algo próprio, que tenha uma produção baseada naquilo que ele acredita.
Continua depois da publicidade
– Não queremos fazer a mesma cerveja duas vezes, não queremos ter o mesmo tipo de cerveja. Queremos coisas novas, liberdade de criação, liberdade na produção – explica Fernando. O nome da cervejaria é em homenagem ao coletivo de artes homônimo de Blumenau e que também inspira o ideal da empresa.
A cervejaria fica no bairro Fortaleza e até esta semana estava trabalhando sem gerar alarde, para fazer surpresa. Os primeiros estilos produzidos são uma Hop Lager, uma Catharina Sour com framboesa, uma West Coast IPA, e dois tipos de New England IPA. Todos estarão disponíveis durante o festival, no estande que vai marcar a estreia da Balbúrdia no mercado.
O público-alvo da cervejaria serão os moradores da região de modo geral. A ideia é criar algo exclusivo e fidelizar a clientela pela singularidade da cerveja – Fernando explica que receitas criadas em um mês não estarão mais disponíveis no seguinte. Algo do tipo: “quer experimentá-la, vá a Blumenau”. Tanto que em um primeiro momento as cervejas estarão disponíveis apenas em barril, sem envase em garrafas, sem vendas para o mercado de fora do Estado. O projeto é de um dia ter o produto em latas, mas isso fica em segundo plano neste momento.
Bar a caminho
No início do segundo semestre a Balbúrdia deve inaugurar um bar na Rua Antonio da Veiga, em Blumenau. O ponto leva em conta o crescimento da área gastronômica naquela região e também o norte da empresa. De acordo com Fernando Lapolli, o empreendimento vai oferecer a cerveja on tap (na bica, para os menos íntimos) e oferecerá carne na brasa, hambúrgueres, entre outras opções.
Continua depois da publicidade