Pouco a pouco todas as sete medidas acordadas em fevereiro entre o Seterb e o Consórcio Siga para melhorar a segurança nos terminais urbanos e estações de pré-embarque de Blumenau são executadas. De todo o pacote, a conclusão da instalação das novas bilheterias nos terminais do Aterro, Fonte e Fortaleza é a única pendência.

Continua depois da publicidade

Prometidas para março, a primeira estrutura, no Terminal do Aterro, começou a funcionar em abril e a segunda, na Fonte, atende usuários do transporte coletivo desde a última segunda-feira. O único terminal que ainda não teve a estrutura instalada é o da Fortaleza.

Segundo presidente do Seterb, Erivaldo Nunes Caetano Junior, o Vadinho, imprevistos e situações que fugiram do planejamento atrasam o cumprimento desta medida:

– Tivemos a greve dos caminhoneiros e os contêineres não chegaram. Depois, descobrimos que a instalação elétrica não era tão simples quanto imaginávamos e foi preciso construir bases para as estruturas e puxar fios subterrâneos. Por fim, foi preciso criar um novo sistema operacional para as bilheterias, o que também demorou – explica.

Vadinho lembra que na época optou-se por contêineres justamente pela praticidade e porque as estruturas seriam mais seguras para os funcionários. Já a assessoria de imprensa do Consórcio Siga, responsável pela implantação das bilheterias, informou que a construção da base onde o contêiner será instalado já começou a ser feita, mas por conta da chuva os trabalhos estão atrasados. Não foi estipulado um prazo para concluir a implantação da bilheteria no local.

Continua depois da publicidade

:: Seterb prevê medidas para melhorar a segurança nos terminais de Blumenau

:: Central de monitoramento dos terminais em Blumenau começa a funcionar

Ações estão a contento, afirma sindicato

O Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo Urbano (Sindetranscol) reconhece o cumprimento das sete ações previstas no pacote de medidas no começo do ano, mas com ressalvas. Para a secretária do sindicato, Marlene Satiro, a presença dos vigilantes e a bilheteria no Terminal do Aterro aumentou a sensação de segurança nos terminais e coíbe a entrada irregular de passageiros. Entretanto, Marlene chama atenção para o horário que é feito o monitoramento das imagens captadas pelas câmeras de segurança na Central de Monitoramento, instalada em março.

– De maneira geral (as ações de segurança) estão a contento, mas percebemos uma incoerência no horário do monitoramento. Ele é feito de manhã até o fim da tarde, mas à noite, que é o horário mais precário, não tem ninguém – critica.

Para o presidente do Seterb, Erivaldo Nunes Caetano Junior, o Vadinho, não há nada errado com a jornada, que começa por volta das 8h e segue até o fim da tarde, entre 17h e 18h. Segundo ele, o movimento nos terminais cai à noite e por isso o monitoramento ao vivo não é feito, entretanto, todas as imagens são gravadas e caso seja necessário é possível acessá-las posteriormente.

Relembre as medidas acordadas

– Vigilantes: dois homens, divididos em jornadas de oito horas, foram contratados para cada terminal da cidade. Desarmados, eles começaram a trabalhar dia 26 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

– Bilheterias com porteiros: o projeto é implantar nos terminais do Aterro, Fonte e Fortaleza. Não há bilheterias previstas para os terminais da Velha, Garcia e Proeb.

– Central de monitoramento: uma pessoa vai acompanhar as imagens na sede do Consórcio Siga. Caso haja alguma ocorrência a Polícia Militar será avisada. A central está em funcionamento desde março.

– Melhoria da iluminação periférica: todos os seis terminais passaram por uma revisão na iluminação entre fevereiro e março.

– Intensificação de rondas: policiais militares e agentes da Guarda Municipal intensificaram as rondas nos terminais após acordo com o Seterb.

Continua depois da publicidade

– Estações de pré-embarque: desde o fim de fevereiro as estações fecham entre das 23h às 6h. Os ônibus circulam e o embarque e desembarque é feito no ponto, porém fora da estação.

– Pontos finais: ônibus não ficam mais parados entre o fim e começo das viagens. Todas as linhas da cidade funcionam em forma de roteiro circular.