O novo espaço da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Marieta, em Itajaí, já tem data para iniciar o atendimento aos pacientes com câncer. A partir desta segunda-feira (6), as pessoas podem se direcionar ao terceiro andar do Complexo Madre Teresa, prédio anexo à unidade hospitalar, que fica no Centro da cidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região direto no Whatsapp
Além do atendimento de oncologia, outros serviços estão disponíveis nos dois primeiros pavimentos da torre, que tem 15 andares. Segundo o governo do Estado, que investiu R$ 95 milhões para a construção do edifício, a nova estrutura vai mais do que dobrar a capacidade de atendimento à população.
A demanda atual da Unacon é de 3,9 mil consultas por mês e 1.585 tratamentos mensais que englobam quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia. Também são feitas 100 cirurgias em cerca de 30 dias, além de Radioterapia, que conta com mais de mil sessões nesse período, conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde.
— É uma imensa alegria poder entregar à comunidade esse novo espaço, moderno, acolhedor, humanizado e que fará a diferença na vida de tantos pacientes oncológicos, pessoas geralmente fragilizadas e que agora contarão com um novo alento, uma nova esperança — ressalta a Irmã Simone Santana, diretora-geral do Hospital Marieta.
Continua depois da publicidade
Além da Unidade de Alta Complexidade Oncológica, o Complexo Madre Teresa também contará com Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem, Ambulatório, Banco de Leite e Central de Materiais Esterilizados. No local, haverá mais de 240 leitos de internação, 20 leitos de UTI Adulto, 10 de UTI Neonatal, 12 salas cirúrgicas e outros 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos.
O espaço tem, no total, mais de 21 mil metros quadrados.
Veja como ficou o novo espaço da Unacon
*Estagiária sob supervisão de Talita Catie
Leia também:
Criminosos que faturaram milhões com jogo do bicho em SC receberam auxílio emergencial