Lockdown de 14 dias em Santa Catarina está nas mãos de técnicos da Saúde após decisão da Justiça. Grande Florianópolis terá novas restrições contra a Covid-19. Ministério da Saúde anuncia mais 138 milhões de vacinas da Pfizer e da Janssen. Cardiologista Marcelo Queiroga é convidado para ser ministro da Saúde. Após perder o pai para a Covid-19, mulher é flagrada dando festa no Sul do Estado. Confira o resumo do dia para terminar a segunda-feira (15) bem-informado.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
> Receba o resumo da semana no seu e-mail
Técnicos da Saúde vão decidir sobre lockdown em SC
O juiz Jefferson Zanini, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Florianópolis, decidiu nesta segunda-feira (15) sobre o pedido do Ministério Público de SC e da Defensoria Pública por medidas restritivas de 14 dias devido à pandemia. No entendimento dele, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), grupo montado dentro do governo e formado por técnicos e órgãos internos da Secretaria de Saúde, deve avaliar os pedidos de lockdown. O governo de Santa Catarina decidiu que vai recorrer da decisão.
> Técnicos da Saúde vão decidir sobre lockdown em SC por 14 dias, diz Justiça

Grande Florianópolis terá novas restrições contra a Covid-19
Os prefeitos das 22 cidades da Grande Florianópolis decidiram aumentar as restrições para conter o avanço da Covid-19 na região. Em reunião no fim da tarde desta segunda-feira (15), eles definiram em conjunto normas que vão compor decretos municipais a serem publicados ainda nesta segunda, com entrada em vigor a partir de terça-feira (15).
Continua depois da publicidade
> Cidades da Grande Florianópolis definem restrições em conjunto contra a Covid-19
Cardiologista Marcelo Queiroga é escolhido como novo ministro da Saúde
O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga, foi convidado por Jair Bolsonaro para ser o novo ministro da Saúde. Ele se reuniu com Bolsonaro nesta segunda-feira (15) no Palácio do Planalto após a recusa da médica Ludhmila Hajjar para assumir o lugar do general Eduardo Pazuello.
> Cardiologista Marcelo Queiroga é escolhido como novo ministro da Saúde

Ministério da Saúde anuncia mais 138 milhões de vacinas da Pfizer e da Janssen
O Ministério da Saúde anunciou a contratação de mais 100 milhões de doses de vacinas do laboratório Pfizer/BioNTech e outros 38 milhões da Janssen – que tem o diferencial de necessitar de apenas uma dose para imunizar contra a Covid-19.
> Ministério da Saúde anuncia mais 138 milhões de vacinas da Pfizer e da Janssen
SC registra mais de 100 mortes de pacientes com Covid-19 à espera de leito de UTI desde fevereiro
Ao menos 102 pacientes com coronavírus morreram enquanto aguardavam por um leito de terapia intensiva (UTI) em Santa Catarina desde o dia 1º de fevereiro. A informação foi confirmada pela Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), em resposta a um questionamento feito pelo Ministério Público.
No Litoral Norte do Estado, duas profissionais da educação morreram à espera de leitos de UTI para tratar a Covid-19 nesta segunda-feira (15). Kelen Patricia Domatos tinha 43 anos e era monitora de uma creche em Itajaí. Já Eliane Gomes Mafra tinha 47 anos e atuava como gerente de RH da Secretaria de Educação de Navegantes.
Continua depois da publicidade
> Profissionais da Educação morrem à espera de leitos de UTI em Camboriú e Navegantes

Após perder o pai para a Covid-19, mulher é flagrada dando festa em SC
Quatro dias após perder o pai para o coronavírus, uma mulher foi flagrada neste fim de semana dando uma festa em Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina. Segundo a Polícia Militar (PM), ela alegou que chamou os amigos para a reunião porque estava depressiva. No local, foram flagradas 20 pessoas, que segundo a PM, não usavam máscaras e dividiam copos.
> Após perder o pai para a Covid-19, mulher é flagrada dando festa em SC
Meninas denunciam professor por importunação sexual
Duas alunas de 13 anos denunciaram um professor por importunação sexual em uma escola estadual de Orleans, no Sul de SC. Após as denúncias, o suspeito foi trocado de turma. A pena para o crime varia de um à cinco anos de prisão.
> Meninas de 13 anos denunciam professor por importunação sexual em Orleans
Boa notícia do dia
Valdeci de Moraes, 52 anos, pôde ver a filha Aila Luna da Silva pela primeira vez desde o nascimento da pequena, no dia 27 de dezembro de 2020. Ele foi internado em estado grave na UTI no dia em que a esposa, Ana Patrícia da Silva, ganhou alta após o parto. O encontro emocionante ocorreu no Hospital Regional de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.
> Pai vê filha de dois meses pela 1ª vez após internação em UTI no Alto Vale

Vídeo do dia
Para muitas pessoas, o ano de pandemia foi de frustrações, com perdas e cancelamento de planos, mas Caroline Viviani, 36 anos, usou este tempo como um incentivo para realizar um sonho: o de empreender. O negócio, criado em 2020, deu tão certo que ela pediu demissão do antigo emprego e mudou de cidade.
Continua depois da publicidade
> Transformações: Catarinense muda de cidade, empreende e tem vida nova na pandemia
Leia também
Médico urologista Gilberto Querne morre vítima de Covid-19
Motorista pendurado em caminhão na BR-101 relata pânico: “ele dizia que eu ia morrer”
Ludhmila Hajjar, médica cotada para assumir o Ministério da Saúde, nega convite de Bolsonaro
Pedido de lockdown em SC usou informação do New York Times
Professora de 24 anos morre por complicações da Covid no Oeste
Auxílio emergencial 2021 vira lei nesta segunda e primeira parcela deve ser paga em abril
Moisés recebeu convite para se filiar ao Republicanos e disputar reeleição
Médico de Joinville morre de Covid-19 após passar 40 dias internado