A notícia de que um argentino foi escolhido o novo pontífice da Igreja Católica, nesta quarta-feira no Vaticano, deixou muitos conterrâneos de Jorge Mario Bergoglio que passam férias em Balneário Camboriú surpresos. A cidade é o principal destino turístico dos argentinos em Santa Catarina, além da grande quantidade de hermanos que escolheram Balneário Camboriú para morar.
Continua depois da publicidade
Segundo dados da Secretaria de Turismo, só em novembro de 2012, a cidade recebeu 4,3 mil turistas argentinos.
– Bergoglio? O novo Papa? Que surpresa! – admirou-se o argentino Fernando Beiras, que soube da novidade no fim da tarde, à beira do mar, pela equipe do Santa.
– Como? O Papa agora é Bergoglio? – disse Walter Chehade com um sorriso no rosto ao saber da novidade, também pela equipe do Santa.
Segundo Beiras, Bergoglio é considerado o número 1 da Igreja Católica na Argentina. É bastante conhecido, mas ele não imaginava que poderia ser escolhido para o cargo.
Continua depois da publicidade
– Bergoglio é antagônico ao governo, a presidente não deve ter gostado – afirmou, em meio a risadas.
Hector Boiro também recebeu a notícia com surpresa. Católico de batismo, mas não muito religioso, acredita que será bom para a Argentina e que ele fará um bom trabalho. Isabel Passerini também se surpreendeu, mas aprovou a escolha. Susana Pêrez não gostou da escolha de Bergoglio para estar à frente da Igreja Católica. Ela esperava que um brasileiro ou um africano ocupasse o cargo.
A possibilidade de ser um argentino não tinha passado pela cabeça. Com a escolha de Bergoglio, prevê que não haverá muitas mudanças porque ele é muito conservador:
– Não haverá avanços na Igreja Católica, será mais do mesmo. Eu acho que a Igreja precisa de um Papa que fosse mais ligado aos jovens.
Continua depois da publicidade