A avaliação do Aeroporto de Florianópolis aumentou pela quinta vez consecutiva, mas o terminal da Capital se mantém com o pior índice geral entre os 20 aeroportos analisados na Pesquisa de Satisfação do Passageiro, divulgada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. O espaço gerenciado desde o ano passado pela Floripa Airport recebeu nota 3,94 de satisfação geral, a única abaixo da meta do governo (nota 4).
Continua depois da publicidade
A média de satisfação geral foi 4,39. Cada indicador é avaliado com notas de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom). Foram entrevistados quase 20 mil passageiros entre os últimos meses de janeiro a março.
A avaliação geral do Aeroporto Internacional Hercílio Luz foi comprometida com as piores notas nos quesitos qualidade da sinalização, disponibilidade de sanitários, disponibilidade de assentos na sala de embarque e nos critérios de limpeza geral, conforto térmico, conforto acústico e tempo de fila na emigração.
O aeroporto também aparece entre as últimas três posições quanto à cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança, disponibilidade de tomadas, limpeza dos sanitários e sensação de segurança nas áreas públicas.
Por outro lado, o Aeroporto Hercílio Luz é destaque na avaliação da cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in (4ª melhor nota), custo-benefício dos produtos comerciais (2ª melhor nota) e na quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes (5ª melhor nota).
Continua depois da publicidade
Desde que passou a ser avaliado, a nota do terminal de Florianópolis subiu de 3,51, no final de 2017, para o patamar atual de 3,94. A concessionária Floripa Airport assumiu as operações em janeiro do ano passado.
O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, foi considerado pelos passageiros como o melhor aeroporto, com teve o melhor resultado da sua categoria (5 a 15 milhões de passageiros por ano), com nota de 4.77. Em relação ao mesmo período, no ano anterior, cresceu 3%.
Floripa Airport diz que "resultado mostra uma evolução"
A Floripa Airport se manifestou no fim da tarde desta quarta. Sobre o quadro apontado pela pesquisa, a empresa afirma que o "resultado mostra uma evolução constante na avaliação do Aeroporto Internacional de Florianópolis". Ressalta que em março de 2019, "pela primeira vez na história da pesquisa, o Aeroporto Internacional de Florianópolis atingiu a nota 4,08, chegando a meta estabelecida pela SAC. Para se ter uma ideia da evolução, quando a Floripa Airport assumiu a operação do aeroporto de Florianópolis, em janeiro de 2018, a nota daquele mês foi 3,22".
A empresa frisa que espera uma avaliação melhor no futuro e destaca que a pesquisa SAC é um importante termômetro de avaliação dos serviços do aeroporto. "Portanto, a empresa segue atenta aos indicadores da pesquisa para agir em melhorias pontuais. O objetivo é tornar este terminal o mais confortável possível até a inauguração da nova estrutura, em 1º de outubro, onde a Floripa Airport poderá garantir um nível excelente de qualidade de serviços", diz nota.
Continua depois da publicidade
Questionada como pretende melhorar os serviços nos quesitos de pior avaliação (sinalização, sanitários, disponibilidade de assentos, confortos térmico e acústico, limpeza geral, atendimento na inspeção, sensação de segurança), a Floripa Airport diz:
"Desde que assumiu a operação do aeroporto, a Floripa Airport já investiu R$ 5 milhões em melhorias no atual terminal em diversas áreas, entre elas construção de uma nova sala de espera e de um vip lounge na área de embarque, ampliação em 30% da capacidade da área de inspeção, troca de todos os assentos do aeroporto, reforma de todos os banheiros e construção de 4 novos.
Alguns dos quesitos com pior avaliação citados acima, como disponibilidade de sanitários e assentos, têm relação direta com o tamanho do atual terminal – demandas que só serão amplamente atendidas com a inauguração do novo terminal, quatro vezes maior que o atual.
Ainda assim, algumas ações pontuais são feitas, por exemplo, neste mês ampliamos em 26% o número de assentos nas áreas públicas (mezanino,saguão e meio-fio). Com relação à limpeza, atualmente, temos uma ronda constante de dois profissionais de limpeza nos banheiros para mantê-los sempre limpos. Com relação à sinalização, neste mês, também implantamos a informação do horário que o portão de embarque será designado nos monitores.
Continua depois da publicidade
