Diretor de O Menino e o Mundo, Alê Abreu postou uma mensagem no seu perfil pessoal do Facebook no início da tarde desta quinta-feira, pouco depois do anúncio dos indicados ao Oscar 2015. Seu filme é a primeira animação brasileira a concorrer ao prêmio máximo da indústria do entretenimento.
Continua depois da publicidade
– Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas, sobretudo, um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos e de linguagem da animação. Acho que esse grito ecoou onde precisava ecoar – escreveu o diretor.
Leia mais: “O Menino e o Mundo” é o Brasil no Oscar
Opinião: DiCaprio favorito e um balanço das indicações
Todas as notícias do Oscar e as críticas dos filmes concorrentes
Continua depois da publicidade
A mensagem começa com agradecimentos a parceiros de empreitada e termina exaltando o fato de ser “zebra”:
– Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos trabalhar forte para trazer o careca dourado para o Brasil! Viva a animação brasileira!
Confira a íntegra do texto:
Antes de qualquer outra palavra, queria agradecer. Agradecer ao menino imaginário que demos voz. Agradecer à minha parceira Priscilla Kellen e a toda a equipe Filme de Papel, Fê, Tita, Tainá, a Ultrassom, Binho Feffer e Gustavo Kurlat, Naná, Barbatuques, Emicida, Gem e a tanta gente que ajudou a construir este filme. Agradecer a Elo e sua equipe, que deram suporte para o Menino caminhar pelo Mundo. Ao cinema brasileiro, à Ancine e às políticas que possibilitaram a realização de um filme independente, sem qualquer demanda de mercado, e a Gkids que levou o filme aos USA e batalhou muito por nós.
Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas, sobretudo, um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos e de linguagem da animação. E acho que esse grito ecoou onde precisava ecoar. Um momento importante onde filmes de animação mais autorais concorrem ao prêmio maior da indústria de cinema.
Continua depois da publicidade
Como disse o NY Times, somos o “Outside In”! “Black Horse”, segundo o IndieWire! Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos trabalhar forte para trazer o careca dourado para o Brasil! Vitória! Airgela! Viva a animação brasileira!
Muito obrigado por todas as mensagens de carinho e alegria. Estamos muito felizes!