Coordenador da ANTT, Felipe da Silva Medeiros diz que a responsabilidade de manutenção dos ônibus é das empresas e que momento é de discutir o que a agência deve fiscalizar.

Continua depois da publicidade

Como funciona a fiscalização?

Temos uma meta de olhar 95% do serviço de transporte ao longo do ano. Em geral, onde temos postos de fiscalização fixo, que ficam nas maiores cidades e nas capitais, essa fiscalização é mais intensa. Verificamos mais de uma vez ao mês os veículos e as linhas.

Todos os ônibus precisam de um laudo de inspeção técnica?

Continua depois da publicidade

Depende. As linhas de transporte interestadual não precisam de laudo de inspeção técnica. A ANTT atribui a responsabilidade pela manutenção e segurança dos veículos às empresas e não exige laudo quando se tratam de linhas regulares. O laudo é exigido em linhas internacionais.

Como é feita a fiscalização interestadual?

Todas as questões de segurança do veículo que são possíveis de serem verificadas visualmente, nós verificamos, como pneus, para-brisa, cintos de segurança, extintor de incêndio e se o aparelho de tacógrafo está com selo do Inmetro. Outras questões de manutenção, a ANTT não fiscaliza, como freios, suspensão, motor, essas que demandam fiscalização de engenharia mecânica.

E por que não fazem?

A legislação não atribui esse tipo de fiscalização à ANTT. Mas acredito que estamos num momento em que isso deve ser discutido.

Continua depois da publicidade

A ANTT sabe se o veículo acidentado tinha certificado para fazer o trajeto internacional e se ele estava em dia?

Não temos essa informação no momento. Isso está sendo levantado pela nossa equipe.

Há sete meses, José Olímpio Rosa, Zé, vem erguendo uma casa no terreno que possui às margens da BR-282, em Alfredo Wagner. Apenas neste período, dois caminhões, um de madeira e um de cerveja, perderam o controle e acabaram tombando dentro da área. Carros, ele nem imagina quantos foram neste mesmo tempo.

::: Quem são as nove vítimas do acidente com ônibus em SC

::: Leia todas as notícias sobre o acidente em Alfredo Wagner

::: Motorista pode ter passado mal antes de acidente, relata passageira

Entenda o acidente:

Primeiro bombeiro a chegar no local relata o resgate

Veja, em vídeo, como ficou o ônibus:

Veja imagens do acidente:

Veja no mapa o local que o ônibus caiu da ribanceira: