Os dias de entusiasmo e visibilidade do Brusque na Copa do Brasil vão se repetir em 2019. O time do Vale do Itajaí conquistou na tarde deste domingo a Copa Santa Catarina. Além do tetracampeonato da Copinha para a galeria do clube, o título garantiu ao clube a vaga na competição nacional do ano que vem. Será a quinta participação do Brusque na Copa do Brasil – a terceira consecutiva. Em 2017, o clube enfrentou o Corinthians no Estádio Augusto Bauer. Este ano, foi eliminado pelo Ceará.

Continua depois da publicidade

O título da Copa Santa Catarina foi conquistado de forma dramática, com um placar de 4 a 3 nos pênaltis, depois de um 1 a 1 no tempo normal. Após um empate em 0 a 0 no primeiro jogo da final, uma semana atrás, em São João Batista, o time do Vale do Itajaí precisava vencer fora de casa o Hercílio Luz se quisesse ser campeão ainda no tempo normal. O desafio de vencer diante dos 2,2 mil torcedores pagantes que foram ao Estádio Aníbal Costa, em Tubarão, no Sul do Estado, ficou maior ainda quando o zagueiro Cleiton foi expulso, ainda aos 24 do primeiro tempo.

No entanto, pouco depois, aos 28 minutos, Jefferson Renan colocou o Brusque na frente. Após escanteio, o atacante bateu para o gol e a bola sobrou pela ponta-direita. O lateral Edilson rolou novamente para Jefferson Renan, que acertou um belo chute no ângulo do goleiro do time do Sul do Estado.

Depois do gol, porém, o Brusque recuou e passou a ser pressionado pelo Hercílio Luz. A persistência do time do Sul do Estado foi premiada aos 29 minutos da segunda etapa, quando Valdo Bacabal subiu livre na segunda trave para cabecear para o gol e igualar o marcador.

O empate levou a decisão para a disputa de pênaltis. Desta vez, ao contrário do duelo contra o Corinthians pela Copa do Brasil e com o Tubarão pela Copa SC do ano passado, o time do técnico Pingo levou a melhor. Nas três primeiras penalidades batidas, os dois times converteram todas em gol. Até que o quarto cobrador do Hercílio Luz parou nas mãos do goleiro brusquense Júlio César. Na cobrança seguinte, Hélio Paraíba também perdeu para o Brusque e manteve tudo igual. Mas Conrado perdeu a segunda penalidade do Hercílio Luz. Na última cobrança, coube a Zé Matheus bater no lado esquerdo do goleiro Tigre, definir o 4 a 3 e o quarto título da Copa Santa Catarina para o Brusque.

Continua depois da publicidade

Após o jogo, o técnico Pingo enalteceu o desempenho dos atletas que conquistaram o título e o apoio da torcida antes de confirmar que está de saída do clube. O treinador vai assumir o Caxias, no Rio Grande do Sul, onde se apresenta na quarta-feira.

– É um mercado novo, onde espero fazer um bom trabalho, mas saio de coração partido. Espero de longe poder participar e ajudar o Brusque. A mensagem que eu deixo é que, mesmo de longe, o Brusque nunca vai sair do meu coração – afirmou.

::: Brusque e Hercílio Luz empatam por 0 a 0 no primeiro jogo pela final da Copa SC