O Brusque é pentacampeão da Copa Santa Catarina. O título da edição 2019 foi conquistado nos pênaltis, após a equipe perder no tempo normal por 1 a 0 para o Marcílio Dias. A decisão foi disputada na tarde deste domingo, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí.

Continua depois da publicidade

Como no primeiro jogo, em casa, o Brusque havia vencido por 2 a 1, a decisão foi para a disputa de penalidades. O lateral Lito, que parou no goleiro Zé Carlos, e o meia Luiz Renan, que bateu para fora, desperdiçaram as cobranças pelo Marcílio Dias. Já o Brusque converteu todas as penalidades e venceu por 4 a 2, garantindo a taça.

O título da Copa SC foi o quinto da história do Brusque na competição – os outros títulos vieram em 1992, 2008, 2010 e no ano passado, em 2018. Além disso, a conquista deste domingo dá à equipe do Vale do Itajaí uma vaga na Copa do Brasil 2020. Será a sexta vez que o Brusque vai disputar a Copa do Brasil.

Jogando com o apoio da torcida, que compareceu em bom número ao Estádio Dr. Hercílio Luz, o Marcílio Dias saiu na frente logo no início do jogo. Aos 2 minutos, em arrancada pela esquerda, o atacante David Batista recebeu em velocidade e superou dois marcadores na força física. Na entrada da área, conseguiu bater para o gol e abrir o marcador.

O Marcílio continuou pressionando e sufocando o Brusque na primeira etapa, com muita intensidade. Aos 27 minutos, Guilherme Pitty acertou o travessão do goleiro Zé Carlos em cobrança de falta colocada da intermediária.

Continua depois da publicidade

Na segunda etapa, com ritmo mais morno, o Brusque conseguiu equilibrar mais as ações da partida, mas não conseguiu a igualdade que poderia dar o título no tempo normal. Rodolfo, em chute de fora da área, teve uma das principais chances.

Na reta final da partida, o Marcílio ainda chegou a ter chances de fazer o segundo gol, mas não converteu as oportunidades e viu a decisão se encaminhar para as penalidades.

Brusque ergueu a taça da Copa SC pela quinta vez
Brusque ergueu a taça da Copa SC pela quinta vez (Foto: Lucas Gabriel Cardoso, Brusque FC)

Nos pênaltis, o goleiro Zé Carlos defendeu a primeira cobrança do Marcílio Dias e viu Luiz Renan jogar para a fora a terceira penalidade do Marcílio. Pelo lado dos visitantes, porém, tudo deu certo. Thiago Alagoano, Ailton, Moisés e Bambam converteram as cobranças do Brusque e garantiram o 4 a 2. A conquista fez a alegria da torcida brusquense, que lotou o espaço para visitantes no estádio em Itajaí.

A taça, que recebeu o nome do jornalista Rafael Henzel, sobrevivente da tragédia da Chapecoense que morreu em março deste ano após um ataque cardíaco, foi entregues por familiares do radialista.

Continua depois da publicidade

Brusque levou a melhor na disputa por pênaltis sobre o Marinheiro
Brusque levou a melhor na disputa por pênaltis sobre o Marinheiro (Foto: Lucas Gabriel Cardoso, Brusque FC)

Ficha técnica

Marcílio Dias

Vitor Prada; Lito, Magrão, Maurícilio e Gilmar; Daniel Pereira, Luiz Renan, Diego Fumaça e Guilherme Pitty (Nathan Ferreira), Anderson Ligeiro e David Batista (Juliano Levak)

Técnico: Paulo Foiani

Brusque

Zé Carlos; Zé Mateus, Ianson, Cleyton e Airton; Ruan (Gustavo Henrique), Rodolfo, Thiago Alagoano, Moisés e Robert (Marco Antônio); Bambam.

Técnico: Jersinho

Arbitragem: Bráulio da Silva Machado, auxiliado por Henrique Neu Ribeiro e Alexandre de Medeiros Lodetti

Continua depois da publicidade

Gol: David Batista (M), aos 2 minutos do primeiro tempo

Local: Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí

Acesse as últimas notícias do NSC Total