*O repórter viajou a convite do Shopping Iguatemi

Câmeras profissionais e amadoras, celulares e tablets, todos apontados para a pista. Era apenas o treino livre da Fórmula-1, sem disputa de melhor tempo ou por posições, mas ao ver um carro da prova mais tradicional e charmosa do automobilismo todos querem uma recordação.

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Vir para um GP de F-1 é diversão garantida para todas as idades e gostos. Se existe alguém que não gosta do mágico barulho dos motores de uma Ferrari ou Red Bull, há outras possibilidades de entretenimento. Além das lojas para compras, um simulador de corrida e na área vip todo o glamour de um grande evento. O barulho pode ser facilmente esquecido com um tampão de ouvidos.

A experiência é ainda melhor para quem viveu anos acordando cedo para acompanhar, ao lado da família, as provas da categoria e torcer pelos brasileiros. Se Rubens Barrichello e Felipe Massa não conseguiram garantir nenhum título desde a morte de Ayrton Senna, em 1994, os fãs verdes e amarelos aprenderam a torcer por boas corridas e grandes disputas. Nós últimos anos a reverência é para Sebastian Vettel, tetracampeão.

Há apenas quatro metros do box da Red Bull, é possível ver os mecânicos trabalharem no carro do alemão. Para alguns uma grande emoção.

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– Nossa, é muito bom ver assim tão perto um carro desses. Sempre acompanhei pela TV e achava emocionante, assim próximo é melhor ainda – disse o comerciante mineiro Marcos Brito de Souza.

Têm aqueles que não olham apenas para as curvas da pista. Várias modelos circulam pelo autódromo com roupas coloridas e coladas. Até as mulheres não resistem em bater uma foto com as beldades.

A maioria das crianças fica entediada com as sequências de voltas, mas rapidamente se animam quando sentam no simulador virtual da F-1. Mais felizes que os pequenos ficam os adultos, que tem dificuldades de manobrar o carro no videogame.

Para alguns é um barulho, mas para os apaixonados por velocidade o motor de um carro de Fórmula-1 é música, e das melhores.

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Nos ares

Quem também fez sucesso foram as comissárias da Emirates Airlines, empresa que patrocina a F-1. Vestidas com seu uniforme inconfundível as simpáticas meninas atendiam a todos.

Protagonistas

A Pirelli tem seu próprio box em Interlagos, e seus pneus foram os grande vilões da temporada. Por mudança no regulamento, os pneus em 2013 ficaram mais finos, isso para ter mais emoção nas corridas com mais pit-stops. Porém, com vários problemas durante a temporada – como estouro de pneus – a medida foi repensada após muita reclamação das escuderias. Por causa disso a fornecedora única de pneus da categoria disse que será forçada a se retirar caso não sejam permitidos testes para ajudar no desenvolvimento dos compostos para a temporada de 2014. No próximo ano os compostos serão muito mais exigidos em razão dos novos motores V6 turbo e do aumento do peso dos carros.