O Norte de Santa Catarina registrou ocorrências por causa da chuva deste início da semana. Pelo menos seis municípios tiveram alagamentos, quedas de árvore e muro, deslizamentos ou pessoas desabrigadas na região nesta terça-feira (20), de acordo com a Defesa Civil estadual.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Uma das cidades mais atingidas foi Balneário Barra do Sul, que registrou 133 milímetros de chuva em 24 horas. O acúmulo de água causou alagamentos em vários pontos do município, segundo Edival Pereira, coordenador regional da Defesa Civil.

Por causa dos impactos, a prefeitura abriu um abrigo público para receber pessoas desabrigadas, onde havia uma família alojada na tarde desta terça-feira.

Em Joinville, houve registros de alagamentos em vários bairros, além de uma queda de muro. Foram cerca de 120 milímetros de acumulado de chuva em 24 horas na maior cidade catarinense. A Defesa Civil monitora também uma possível inundação do rio Águas Vermelhas, no bairro Vila Nova, onde há ruas alagadas.

Continua depois da publicidade

Em Garuva, a Defesa Civil estadual registrou um deslizamento na avenida Celso Ramos, no Morro do Brejaúva, onde houve interdição local. Já em São Francisco do Sul aconteceram queda de árvores, além de erosão de via pública e alagamentos na praia do Ervino. O município teve 213 milímetros de chuva nas últimas 48 horas, segundo Edival Pereira.

Alagamento na rua 810, em Itapoá
Alagamento na rua 810, em Itapoá (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Em Itapoá e Araquari, o órgão estadual monitora a situação após pontos de alagamentos pelas duas cidades. Na área de cobertura da coordenadoria regional da Defesa Civil de Joinville, apenas os municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul não tiveram ocorrências por causa das chuvas.

— A previsão é de que as chuvas diminuam até a madrugada, mas enquanto isso vamos monitorando a situação porque o quantitativo de chuva foi muito grande. Nossa preocupação agora é com as áreas de deslizamento — explica Edival.

Segundo ele, os índices acumulados de chuva nas cidades do Norte de Santa Catarina são equivalentes ao esperado para o período de todo o mês de dezembro.

Continua depois da publicidade

Na regional de Jaraguá do Sul, o coordenador da Defesa Civil estadual, Osvaldo Gonçalves, informou houve pequenos deslizamentos, com volume pluviométrico baixo. O município afetado com mais gravidade foi Barra Velha, com pontos de alagamentos e abertura de abrigo, onde estão 15 pessoas que precisaram sair de casa em razão da chuva.

No Planalto Norte, a coordenadora regional da Defesa Civil em Canoinhas, Geter Cristhiane Dal Farra Sarte, afirmou que não houve registros de problemas causados pela chuva até o momento.

Leia também:

“Ninguém dormiu”, diz morador de Barra Velha após madrugada de chuva intensa

Piçarras tem trechos da BR-101 interditados e famílias ilhadas por causa da chuva; veja vídeo

BR-376 volta a ser interditada após fortes chuvas na divisa entre SC e PR