Após duas semanas de paralisação em virtude de uma ordem judicial, a obra no terreno para receber o novo reservatório vitrificado no Morro do Maurício, no bairro Ingleses, em Florianópolis, voltou ao normal. Atualmente, a empresa trabalha na detonação das rochas. O presidente da Casan, Valter Galina, afirmou que a obra será inaugurada neste ano e, provavelmente, no dia 20 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Hoje, o Norte da Ilha conta com dois reservatórios com uma capacidade total de seis milhões de litros de água. Somente o novo reservatório vai aumentar o sistema em três milhões de litros.
– A obra está rigorosamente em dia e será inaugurada neste ano. Além disso, a construção do floco decantador (na estação de tratamento) vai possibilitar que a adutora de 300 mm do Itacorubi a Canasvieiras possa receber mais de 80 litros de água por segundo – explicou o presidente.
Valter Galina também informou que ampliou a capacidade das estações de tratamento de Ratones e da Daniela em 27%. Mesmo com o investimento de R$ 40 milhões, parte dos imóveis deve sofrer com a falta de água.
Continua depois da publicidade
– Uma pesquisa demonstrou que 25% das residências do Norte da Ilha não tem caixa de água. O ideal é que todos os imóveis tenham a caixa, com capacidade de 200 litros por habitante – ressaltou Galina.
O presidente da Casan informou que as células do reservatório chegam na próxima semana.
Galina quer evitar o turismo predatório
Além dos investimento na infraestrutura, o presidente da Casan, Valter Galina, busca apoio da população e, em especial, do setor imobiliário. Hoje, às 11h45min, no Hotel Ingleses Acquamar, localizado na Rua das Gaivotas, 1.114, na Praia dos Ingleses, Galina tem uma reunião com mais de 50 representantes de imobiliárias do Norte da Ilha. O objetivo é evitar o turismo predatório.
– Queremos uma parceria com o setor imobiliário para que as casas e os apartamentos sejam alugados para o número de pessoas compatível com sua capacidade. Um imóvel de dois quartos, atende até cinco pessoas, por exemplo. Na última temporada, havia uma casa de três quartos com 25 pessoas – informou.
Continua depois da publicidade
Com a valorização da moeda americana, a empresa prevê uma temporada com muitos turistas. Duas grande adutoras, que serão construídas do bairro Forquilhinhas, em São José, até a Ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, e da ponte até o bairro Itacorubi ficarão para a temporada de 2016/2017.
– Deveremos ter uma temporada relativamente tranquila, porque imprevistos sempre acontecem – concluiu Galina.