Dificilmente você verá uma mulher norte-coreana ostentando a linda cabeleira de Jennifer Aniston. Isso porque a Coreia do Norte tem uma lista com os 28 cortes de cabelo permitidos para a população, informa o jornal Daily Mail. As mulheres têm 18 opções, enquanto os homens têm 10. A medida existe desde 2005.
Continua depois da publicidade
A campanha bizarra, oficialmente sancionada por autoridades comunistas, visa reprimir as influências ocidentais e evitar que as pessoas sejam adeptas de “cortes capitalistas”. Cabelos compridos ou tingidos não são aceitos. Segundo o governo, longas cabeleiras exibem diversos riscos, como “roubar energia do cérebro”.

Foto: AP/ Reprodução
A julgar pela foto na parede de um salão de beleza na capital Pyongyang não existem muitas opções modernas de cortes. Aliás, todos os salões do país são obrigados a exibirem os modelos aprovados.
Continua depois da publicidade
Estímulo pela TV
Em 2005, a TV estatal da Coreia do Norte lançou uma série, intitulada “Vamos cortar o cabelo de acordo com o estilo de vida socialista” com o objetivo de promover a volta do cabelo curto de sua população masculina. O programa enviou equipes com câmeras escondidas para flagrar os “rebeldes” norte-coreanos que estavam quebrando o código do penteado rigoroso.
Os criadores do programa foram tão longe que chegaram a identificar e envergonhar aqueles que tiveram a audácia de cortar o cabelo de forma diferente.