Depois de 15 anos de tentativas, a fábrica da BMW deve impulsionar o polo automobilístico na região Norte, com atração de mais empresas do setor, geração de empregos, qualificação da mão de obra e mais desenvolvimento e pesquisa.

Continua depois da publicidade

O Norte catarinense confirma a tendência, já evidente desde a década passada, de receber os investimentos mais consistentes feitos em SC. A montadora americana GM instalou uma fábrica de componentes em Joinville, com a promessa de implantar uma nova unidade ao lado da que entrou em operações este ano.

E, finalmente, o Estado vai ganhar uma montadora, depois de 15 anos de tentativas. A alemã BMW anunciou a construção da sua primeira fábrica na América Latina, em Araquari, município vizinho a Joinville.

O governador Raimundo Colombo chegou a dizer que a vinda da BMW representa um divisor de águas para a economia de todo o Estado. Matheus Cadorin, diretor executivo da Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico de Joinville, afirma que as empresas automobilísticas que estão chegando ao município ou ao seu entorno vão se tornar âncoras para o mercado de trabalho de toda a região. A expectativa da secretaria é de que elas desenvolvam não só Joinville, mas as cidades da região.

Continua depois da publicidade

– As montadoras estrangeiras vão trazer, com elas, indiretamente, empresas médias e o investimento em pesquisa e inovação – diz.

A partir do momento em que a BMW começar a operar em Araquari, todo o Norte catarinense sairá ganhando. E pesou na escolha da montadora alemã pela região as vantagens competitivas em relação a outros espaços no Brasil: quatro portos com boa infraestrutura (São Francisco do Sul, Itapoá, Itajaí e Navegantes), a proximidade das rodovias BR-101 e BR-280 (acesso ao porto), e a qualidade da mão de obra, já que Joinville é o segundo maior polo de ferramentaria do país e tem fábricas de empresas do porte da Tupy, Schulz e Wetzel, por exemplo.

O polo que se consolidará com a chegada da montadora deve aumentar a oferta de empregos na região. Em Araquari, a expectativa é de que sejam criados até 5 mil postos de trabalho em dois anos.

Continua depois da publicidade

O professor da Escola de Negócios Sustentare, Ricardo Della Santina, avalia que deve ocorrer aumento na distribuição de renda da população em até 25% por conta das contratações, orçamento público até 10% maior e a oferta cresente de empregos, com a chegada de pequenos comércios e serviços.

Pioneira no setor automobilístico, a Fundição Tupy acredita que oportunidades surgirão no longo prazo, quando a escala de produção justificar a nacionalização dos veículos BMW montados no Brasil.

Efeito BMW

Investimento de R$ 1 bilhão, cerca de 1,5 mil empregos diretos emais de 5 mil postos de trabalho indiretos em toda a região.

Continua depois da publicidade