O norte-americano Mike Olheiser venceu com facilidade a primeira etapa da Rutas de América. Mike superou os 146,1 quilômetros em 3h19min e é o líder geral da competição.

Continua depois da publicidade

O vento forte não atrapalhou o desempenho do ciclista norte-americano que nos últimos 40 quilômetros escapou do pelotão principal e pedalou sozinho até a linha de chegada.

Na largada, em Montevidéu, os ciclistas começaram em um ritmo forte e nos primeiros quilômetros, e por causa do vento, o pelotão se dividiu em três. Destaque para o ciclista da equipe do Avaí, Rafael Gasparini, que liderou a etapa por alguns quilômetros, mas não conseguiu manter a liderança até o final da etapa, em Minas.

– Comecei a sentir câimbra e logo depois sofri uma queda. Um ciclista me fechou e perdi o equilíbrio – explica Rafael, que não se machucou gravemente.

Continua depois da publicidade

Outro atleta de equipe catarinense que enfrentou problemas durante a etapa foi Diego Grabislosviski, da seleção de Santa Catarina sub-23, que abandou a prova sentindo forte dores na barriga. Diogo foi levado ao hospital da cidade de Pan de Azúcar e liberado em seguida.

O melhor brasileiro na etapa foi o ciclista Eliberto Rodrigues, da equipe Real Cycling Team, de Sorocaba (SP), que ficou na 10ª colocação geral.

Na quarta-feira a largada é na cidade de São José Pedro Varela, às 9h, com um percurso de 150,3 quilômetros até a cidade de Melo.

Continua depois da publicidade

Média de velocidade da etapa:

44,01 km/h

Os cinco primeiros classificados:

1 – Michael Olsheiser (EUA)

2 – Pablo Pintos (URU)

3 – Alan Presa (URU)

4 – Jorge Soto (URU)

5 – Francisco Mancebo (ESP)

Melhor colocação de um atleta do Avaí na primeira etapa:

40 – Cristian Clavero

Classificação por equipes:

18 – Avaí

23 – Seleção de Santa Catarina