O lançamento do 9º Festival de Música de SC (Femusc) ocorreu na noite desta quarta-feira, na Scar. Durante o evento, foi divulgado o período de inscrições, o nome dos professores e também a nova diretoria do Instituto Festival de Música, responsável pela organização. A edição de 2014 ocorre de 19 de janeiro a 1º de fevereiro de 2014.
Continua depois da publicidade
Entre os professores, o diretor artístico Alex Klein destaca Richard Roberts, da Orquestra Sinfônica de Montreal; o violinista norueguês Ole Bohn, professor no Conservatório de Sydney, na Austrália; e o fagotista Richard Beene, diretor da Colburn School of Music, em Los Angeles. Outros nomes ainda devem ser divulgados.
A Orquestra Residente, com o Projeto Núcleo de Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (Neojiba), retorna ao evento. O pianista Ricardo Castro, primeiro brasileiro a ser membro honorário da Royal Philharmonic Society, em Londres, também está confirmado para noite do dia 25 de janeiro.
A nova diretoria é formada por Antônio César da Silva, na presidência, e pelos vice-presidentes: Monika Conrads (administrativo e financeiro), Paulo César Chiodini (marketing), Udo Wagner (cultural) e Raphael Rocha Lopes (assuntos da comunidade). A direção executiva continua com Fenísio Pires Júnior e a direção artística, com o maestro Alex Klein.
Continua depois da publicidade
Lista de professores confirmados*
Maestros – Alex Klein (Orquestra), Norberto Garcia (Orquestra), Catherine Larsen-Maguire (Orquestra), Luis Lenzi (Banda), Dietmar Wiedmann (Banda)
Quarteto de Cordas – Arianna String Quartet (John McGrosso, Julia Sakharova, Joanna Mendoza, Kurt Baldwin)
Violino – Richard Roberts, Norberto Garcia, Daniel Guedes, Ole Bohn, Ademar Rocha, Leon Spierer, Charles Stegeman, Simon Bernardini
Continua depois da publicidade
Viola – Emerson Di Biaggi, Craig Mumm, Richard Young
Violoncelo – Watson Clis, Cláudio Jaffé, Bernhard Loercher, Dennis Parker
Contrabaixo – Catalin Rotaru, Thibault Delor
Flauta – Alberto Almarza, Curt Schroeter
Oboé – Gordon Hunt, Luis Carlos Justi
Clarinete – Cristiano Alves, Ovanir Buosi
Saxofone – Dilson Florêncio
Fagote – Rob Weir, Richard Beene
Trompa – Luis Garcia, Will Sanders
Trompete – Flávio Gabriel da Silva, Tage Larsen
Trombone – Pablo Fenoglio
Tuba – Andreas Hofmeir
Percussão – Eduardo Gianesella, Pedro Carneiro
Harpa – Marcela Mendez, Rita Costanzi
Piano – Fany Solter, Alexandre Dossin, Ricardo Castro
Violão – Eduardo Isaac, Mario Ulloa
*Relação de professores e regentes será complementada com outros nomes que estão sendo confirmados.