O primeiro ministro indicado no terceiro mandato de Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, toma posse nesta quinta-feira (2), mas as especulações já ganham força sobre a próxima vaga que será aberta na Corte. Em 2 de outubro, a ministra Rosa Weber atinge 75 anos, idade limite para a aposentadoria. Com isso, precisará deixar o colegiado, e o presidente terá direito a mais uma indicação.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Desde o início do ano, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ex-governador do Maranhão e homem de confiança de Lula, é apontado como possível opção do presidente para a vaga — Zanin, que defendeu o petista em processos da Operação Lava-Jato, sempre foi tido como o favorito para a primeira cadeira disponível, em razão da aposentadoria do agora ex-ministro Ricardo Lewandowski.

Nas últimas semanas as conversas ganharam outras apostas, como a possibilidade de indicação de uma mulher, preferencialmente negra, para garantir maior representatividade na Suprema Corte.

Confira nomes cotados para próxima indicação de Lula ao STF

Flávio Dino

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula (Foto: Arquivo NSC)

Flávio Dino é ex-juiz federal, professor de Direito e atual ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula. Filiado ao PSB, foi governador do Maranhão por dois mandatos. Questionado sobre possível interesse em uma vaga no STF em entrevista ao portal Uol, Dino respondeu que não falou com o presidente sobre o tema e “nem faz campanha” por uma indicação.

Continua depois da publicidade

Bruno Dantas

Bruno Dantas, do TCU, é outro nome cotado para STF (Foto: Fábio Rodrigues Pozzobom, Agência Brasil)

Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas vem sendo apontado como possível indicação por ter conseguido obter apoios como do atual ministro Gilmar Mendes e do recém-chegado Cristiano Zanin.

Rodrigo Pacheco

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, também é especulado (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

Presidente do Senado e personagem da área política, Rodrigo Pacheco (PSD) também é advogado criminalista e ocupou cargos no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nos últimos meses, passou a ser apontado como possível indicação ao STF, com boa relação com o governo Lula e sinalização positiva de nomes como Gilmar Mendes.

Vera Lúcia Santana

Vera Lúcia Santana é um dos nomes que podem surgir no STF (Foto: arquivo pessoal)

A advogada Vera Lúcia Santana é a única mulher negra entre os nomes cogitados, o que atenderia a um desejo de parte do governo, que defende a nomeação de uma mulher negra como forma de garantir representatividade e não reduzir a participação feminina na Corte — sem Rosa Weber, o STF terá apenas Carmen Lúcia entre os 11 ministros. Vera é advogada, ativista da Frente de Mulheres Negras do DF e integrante da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

Luís Felipe Salomão

Luís Felipe Salomão é ministro do STJ e cotado para STF (Foto: Pedro França, Agência Senado)

Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão também é apontado como opção de Lula, e tem como um dos principais trunfos o apoio do atual ministro do STF Alexandre de Moraes.

Continua depois da publicidade

Leia também

Rosa Weber deve pautar aborto, marco temporal e porte de drogas no STF antes de aposentadoria

O que é a reforma ministerial que pode tirar única catarinense do alto escalão do governo Lula

Mais dinheiro para aposentados e pacote bilionário às rodovias pautam semestre na Alesc