A grandiosidade do Festival de Música de Santa Catarina poderá ser sentida na noite deste domingo, às 20h30, quando ocorre a Noite de Gala da 9ª edição do Femusc. Para celebrar os investimentos no festival, estarão no palco a pianista Fany Solter, brasileira que há mais de três décadas atua como professora na Alemanha, e a harpista norte-americana Rita Costanzi.

Continua depois da publicidade

Rita e Fany tem uma longa história de amor com o festival-escola e auxiliaram na compra de pianos e harpas, que vieram de Hamburgo e dos Estados Unidos, respectivamente, para Jaraguá. No palco do Grande Teatro da Scar, 36 pianistas tocarão obras como a Marcha Militar, de Schubert, e Scaramouche, de Milhaud.

– São obras muito populares, de fácil recepção. Esta noite trará uma experiência nova, estou muito curiosa em ouvir o resultado – afirma Fany, que antes abre o espetáculo como solista ao lado de Rita.

As outras estrelas da noite serão as harpas: elas tocarão obras como do argentino Astor Piazzolla (Buenos Aires Hora Cero), do brasileiro Noel Rosa (Quando o Samba Acabou) e do americano Michael Jackson (Billi Jean). Os nomes não tão comuns em concertos de harpas não são à toa: foram os alunos, em votação pelas redes sociais, que escolherem as principais obras que tocarão durante as noites de apresentações do festival.

Continua depois da publicidade

– Música e arte são a nutrição para a alma humana. Assim como não comemos as mesmas coisas todos os dias, a variedade também é importante em programas musicais. E também desafia os estudantes: os ensina a serem expressivos em diferentes formas – avalia Rita.

Confira a programação completa do 9º Festival de Música de Santa Catarina.