Quem volta para casa à noite rumo à zona sul de Porto Alegre pode deparar com uma novidade iluminada nas obras do Estádio Beira-Rio. Às margens de uma Avenida Edvaldo Pereira Paiva em fase de duplicação, operários trabalham em uma terceira frente noturna, sob o brilho de refletores, na estrutura do edifício-garagem.

Continua depois da publicidade

Na noite de terça-feira, era possível ver um grupo de operários trabalhando no piso do novo estacionamento. Até agora, a jornada noturna vinha sendo pontual e interna, conforme a arquiteta Diana Oliveira, segunda vice-presidente do Inter. Dos cerca de mil operários, por volta de 50 trabalham no turno da noite – desde novembro do ano passado.

GALERIA DE FOTOS: veja imagens das obras do Beira-Rio dia e noite

Continua depois da publicidade

– O ideal é trabalhar com iluminação natural, mas sempre tem algo para fazer ou um acontecimento inoportuno que gera alguma contingência à noite – afirma Diana.

Procurada pela reportagem de Zero Hora, a construtora Andrade Gutierrez, responsável pela reforma do complexo, não quis se manifestar. O gerente de obras do Inter, Hélio Giaretta, não soube especificar que tipo de serviço está sendo feito depois do pôr do sol.

– Pode ser um trabalho pontual. Não temos um contingente grande de gente trabalhando à noite. O que fizemos nos últimos dias foi um mutirão para conclusão da arquibancada inferior – afirmou.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Urbanismo, o trabalho noturno já está previsto e autorizado no local.

Continua depois da publicidade

O último balanço oficial divulgado pela construtora apontava 58% da reforma concluída – um novo levantamento deve ser divulgado nos próximos dias. Na semana passada, foi finalizada a nova arquibancada inferior, e está previsto para hoje o início do plantio do gramado. A grama – que receberá cinco partidas da Copa do Mundo 2014 – será do tipo bermuda TifGrand, inédita em estádios brasileiros, e segue especificações da Fifa.