A Câmara Municipal de Florianópolis deu posse, no fim da tarde de quinta-feira (4), à vereadora suplente Noemi Leal. A assistente social assume a titularidade de Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, que faleceu no último dia (1º) em decorrência de uma pneumonia.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Noemi era a segunda suplente de Gabrielzinho nas eleições de 2020 pelo partido Podemos. O primeiro suplente, Erádio Gonçalves, renunciou ao cargo alegando motivos de foro íntimo, de acordo com a Câmara.

A solenidade de posse contou com a presença de amigos de Gabrielzinho e do prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD). Na ocasião, Noemi Leal afirmou que seguirá defendendo a bandeira do vereador pelas pessoas com deficiência.

— Para um suplente de vereador, esse momento é muito esperado, porém, eu não esperava que fosse desta forma. Tínhamos um enorme carinho com o Gabriel, trabalhamos do lado dele enquanto eu estava à frente do IGEOF (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis).. Ele deixa um grande legado na cidade pois é um exemplo de superação. Deixo aqui meu compromisso de honrar tudo aquilo que ele tinha como bandeira — disse Noemi, em discurso.

Continua depois da publicidade

Quem é Noemi Leal

Noemi Leal nasceu em Florianópolis, tem 54 anos e é casada. Assistente social, ela concorreu às eleições de 2020 pelo Podemos. Embora tenha recebido 1.401 votos no pleito, não foi eleita e ficou como segunda suplente do partido. Atualmente é pré-candidata a vereadora nas eleições deste ano.

O mandato de Noemi aumenta a representatividade feminina na Câmara. Ela se torna a sexta mulher na atual formação de vereadores, junto com Mandata Bem Viver (PSOL), Tânia Ramos (PSOL), Manu Vieira (PL), Maryanne Mattos (PL) e Pri Fernandes (PSD).

Leia também

Partido Trabalhista vence eleições no Reino Unido

Jorginho se prepara para receber Javier Milei em Santa Catarina

Café com Ânderson de 5 de julho de 2024: os bastidores que fecham a semana