Na primeira manifestação pública após a abertura do processo de impeachment, o governador Carlos Moisés (PSL) usou o Twitter nesta quinta-feira (23) para destacar ações de combate ao coronavírus e afirmar que a economia catarinense “dá sinais de retomada”. Ele não mencionou o processo que pode resultar na cassação dele e da vice, Daniela Reinehr (sem partido), aberto pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) nesta quarta-feira (22).

Continua depois da publicidade

> Avanço do impeachment pegou Moisés de surpresa

— Seguimos firmes no combate à pandemia e trabalhando para que nossa economia se recupere rapidamente. A gestão compartilhada, a prioridade para a preservação da vida e a atenção à sustentabilidade econômica são prioridades. SC mantém a menor taxa de letalidade do país, 1,28% — escreveu o governador.

— E a nossa economia dá sinais de retomada. Além da abertura de 33.480 novas empresas entre março e julho, a confiança dos empresários aumentou desde o início da pandemia — completou Carlos Moisés.

O anúncio da abertura do processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés da Silva foi feito nesta quarta-feira pelo presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD). O parlamentar aceitou um dos cinco pedidos que tramitava e foi assinado pelo defensor público Ralf Zimmer Junior.

Ainda na quarta, o governo afirmou só vai se manifestar oficialmente sobre o assunto quando tiver acesso à documentação que embasou o andamento do processo.

> Os próximos passos do processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés

O processo de impeachment aberto pela Alesc aponta crime de responsabilidade dos agentes públicos na concessão de aumento salarial aos procuradores do Estado por “decisão administrativa”. Garcia seguiu o parecer favorável da Procuradoria da Alesc a este pedido. Outros três tiveram parecer contrário e o quinto segue em análise.

> Absolvido, Colombo diz que Moisés “perdeu as condições de governar”

Após a abertura, o próximo passo do processo é a comunicação ao governador Carlos Moisés e à vice-governadora Daniela Reihner para que apresentem a defesa a denúncia do defensor público Ralf Zimmer Junior. Ao mesmo tempo, a Assembleia também deve formar uma comissão com nove deputados para analisar os fatos.

Continua depois da publicidade