O terceiro dia de greve dos servidores da Educação de São José registrou duas escolas totalmente fechadas e nove creches, aumentando para 11 o número de unidades afetadas pela paralisação dos trabalhadores.

Continua depois da publicidade

Apenas cinco escolas da cidade funcionam de forma integral e outras 18 de forma parcial. No caso do Melão, a escola Maria Luiza de Melo — a maior de São José — de 65 turmas, somente nove tinham aulas.

O atendimento nos centros de educação infantil foi o mais afetado: nove estão totalmente parados. Outros 20 funcionam parcialmente e apenas sete atendem normalmente, informou a prefeitura de São José na tarde desta quarta-feira. Ainda segundo a prefeitura, dos 5 mil servidores, cerca de 800 estão parados — todos da área da educação.

A orientação em ligar antes para a escola para confirmar se haverá aula, se mantém. De acordo ainda com a prefeitura, atendimento em nenhum posto de saúde ou serviço de assistência social está prejudicado.

Continua depois da publicidade

A greve iniciou na segunda-feira após assembleia entre os servidores. Os grevistas são contra a proposta do Executivo, que pretende encaminhar um novo projeto de lei para o plano de cargo e carreira dos professores, mas recolocando a cláusula de limite prudencial de gastos. Os trabalhadores são contra o limite. Este foi, inclusive, o motivo da greve de um mês que ocorreu em 2016. Os profissionais cobram que a prefeitura reduza despesas e corte cargos de confiança, para que a lei seja aplicada.

No ano passado, o projeto de lei do plano de cargo e carreiras foi aprovado e sancionado pela prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) e anulado em dezembro por ela mesma após determinação do Ministério Público.

A secretária de Educação, Meri Hang, argumenta que o município está acima do limite prudencial e a reforma administrativa vai trazer a economia que o sindicato cobra. Caso contrário, a prefeita Adeliana Dal Pont pode responder por improbidade administrativa. Meri garante que assim que a prefeitura chegar a um saldo permitido para implantar o plano, o benefício será gradativamente concedido aos profissionais.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira haverá uma nova assembleia dos servidores do Centro Multiuso de São José, que devem definir se a paralisação segue mantida. Não está marcada uma nova reunião entre sindicato e prefeitura.

Escolas totalmente fechadas:

Colégio Interativo (Floresta)

Escola Básica Vereadora Albertina Krummel Maciel

CEIs totalmente fechados:

Bom Jesus de Iguape

Flor de Nápolis

Los Angeles

Manoel Cunha

Maria Arlindo Cúrcio dos Santos

Professora Vera Lucia Medeiros

Regina Bastos

Santo Antônio

Vila Formosa

Leia todas as notícias sobre a Grande Florianópolis