O terceiro dia de greve dos servidores da Educação de São José registrou duas escolas totalmente fechadas e nove creches, aumentando para 11 o número de unidades afetadas pela paralisação dos trabalhadores.
Continua depois da publicidade
Apenas cinco escolas da cidade funcionam de forma integral e outras 18 de forma parcial. No caso do Melão, a escola Maria Luiza de Melo — a maior de São José — de 65 turmas, somente nove tinham aulas.
O atendimento nos centros de educação infantil foi o mais afetado: nove estão totalmente parados. Outros 20 funcionam parcialmente e apenas sete atendem normalmente, informou a prefeitura de São José na tarde desta quarta-feira. Ainda segundo a prefeitura, dos 5 mil servidores, cerca de 800 estão parados — todos da área da educação.
A orientação em ligar antes para a escola para confirmar se haverá aula, se mantém. De acordo ainda com a prefeitura, atendimento em nenhum posto de saúde ou serviço de assistência social está prejudicado.
Continua depois da publicidade
A greve iniciou na segunda-feira após assembleia entre os servidores. Os grevistas são contra a proposta do Executivo, que pretende encaminhar um novo projeto de lei para o plano de cargo e carreira dos professores, mas recolocando a cláusula de limite prudencial de gastos. Os trabalhadores são contra o limite. Este foi, inclusive, o motivo da greve de um mês que ocorreu em 2016. Os profissionais cobram que a prefeitura reduza despesas e corte cargos de confiança, para que a lei seja aplicada.
No ano passado, o projeto de lei do plano de cargo e carreiras foi aprovado e sancionado pela prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) e anulado em dezembro por ela mesma após determinação do Ministério Público.
A secretária de Educação, Meri Hang, argumenta que o município está acima do limite prudencial e a reforma administrativa vai trazer a economia que o sindicato cobra. Caso contrário, a prefeita Adeliana Dal Pont pode responder por improbidade administrativa. Meri garante que assim que a prefeitura chegar a um saldo permitido para implantar o plano, o benefício será gradativamente concedido aos profissionais.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira haverá uma nova assembleia dos servidores do Centro Multiuso de São José, que devem definir se a paralisação segue mantida. Não está marcada uma nova reunião entre sindicato e prefeitura.
Escolas totalmente fechadas:
Colégio Interativo (Floresta)
Escola Básica Vereadora Albertina Krummel Maciel
CEIs totalmente fechados:
Bom Jesus de Iguape
Flor de Nápolis
Los Angeles
Manoel Cunha
Maria Arlindo Cúrcio dos Santos
Professora Vera Lucia Medeiros
Regina Bastos
Santo Antônio
Vila Formosa