Após sofrer forte pressão no segundo tempo, o Vasco segurou o empate em 1 a 1 frente ao Libertad (PAR) na noite desta quarta-feira, no Estádio Nicolás Leoz, em Assunção, em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Santander Libertadores. No primeiro tempo, Diego Souza abriu o placar para o Cruz-Maltino, enquanto Nuñez, na segunda etapa, empatou para os paraguaios.

Continua depois da publicidade

Com o resultado, o Libertad segue na liderança do Grupo 5 da competição com sete pontos. O Vasco segue na vice-liderança com quatro. Na próxima semana, Vasco e Libertad voltarão a se encontrar, desta vez em São Januário, pela quarta rodada. Agora, os clubes do mesmo grupo se enfrentam com o mando de campo invertido.

O Vasco começou bem a partida, impondo seu ritmo, tocando a bola com desenvoltura e chegando bem ao ataque. Já o Libertad não conseguia penetrar com facilidade na defesa vascaína, dependendo dos avanços do atacante Gamarra para criar as jogadas.

Melhor jogador no início da partida, Felipe dava o tom do Vasco nos primeiros 15 minutos. Acertando os passes, o Maestro levava o time ao ataque. Aos 16 minutos, em falta sofrida pelo camisa 6, Fagner cobrou a infração na entrada da área na cabeça de Diego Souza que tirou do goleiro Munõz, abrindo o placar para o Cruz-Maltino. O camisa 10 fez seu primeiro gol na competição continental.

Na segunda metade da primeira etapa, o Libertad melhorou e o Vasco recuou. Em cima, os paraguaios não conseguiam chegar perto do gol de Fernando Prass, muito em função das boas atuações de Dedé e Renato Silva.

Continua depois da publicidade

Apenas aos 31 minutos, o time da casa deu seu primeiro chute a gol com Menéndez, que acertou a rede pelo lado de fora. Aos 37 minutos, a melhor chegada do Libertad no primeiro tempo. Após escanteio cobrado pela esquerda, a defesa vascaína não conseguiu afastar o perigo, a bola voltou para área em novo cruzamento pela esquerda. Civelli, livre, ajeitou para chegada de Gamarra que perdeu grande chance ao chutar sobre o gol de Prass.

O Vasco voltou para o segundo tempo. Seguindo as recomendações de Cristovão, o time começou a etapa final apresentando o mesmo estilo de jogo. Tocando bem a bola, o Cruz-Maltino chegava mais ao ataque.

Aos 7 minutos, Diego Souza deixou o Gigante da Colina em difícil situação. O autor do gol deu uma cotovelada no zagueiro Benegas e foi expulso pelo árbitro Enrique Osses. Uma pequena confusão teve início, com provocações de lado a lado. Como resultado, Barbio e Aquino receberam amarelo.

Aos 25, Samudio cruzou da intermediária pela esquerda, o Velásquez ganhou no alto do zagueiro que tinha acabado de entrar, fazendo a bola sobrar para Nuñez chutar forte, do interior da área, sem defesa para o goleiro vascaíno. Tudo igual.

Continua depois da publicidade

Aos 37 minutos, os times voltaram a estar em igualdade numérica. O autor do gol paraguaio, Nuñez, fez falta em Eduardo Costa, parando contra-ataque do Vasco e recebeu o segundo amarelo, sendo excluído do jogo.

Nos minutos finais, muito nervosismo por parte de ambos os times. Aos 45 minutos, o exauto Felipe chutou de fora da área e a bola passou raspando na trave do goleiro Nuñez.

O Libertad também pressionou muito. No quarto minuto de acréscimo, Prass aparecendo muito bem novamente e evitou a virada.