A terceira e última vaga da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho foi conquistada pelo Aimoré. Após empate em 1 a 1 na tarde deste domingo, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, o Índio Capilé consegue a volta à elite, torneio que não disputava desde 1994.
Continua depois da publicidade
Como o Aimoré havia vencido o primeiro jogo, na última quinta-feira, por 3 a 2, o empate assegura o retorno do tradicional time do Vale do Sinos à primeira divisão.
O Riograndense dominou o jogo no primeiro tempo. Após boas chances desperdiçadas, entre elas um gol anulado após jogada de Fábio Alemão logo aos cinco minutos, a equipe de Santa Maria conseguiu marcar com o volante improvisado como lateral Rangel, aos 16 minutos. O jogador se aproveitou de um bate e rebate na pequena área e chutou para comemorar o gol.
O Aimoré não baixou a guarda e, empurrado pela torcida que não parou de apoiar os 90 minutos, embalou e melhorou em campo. Na melhor chance do Índio Capilé no primeiro tempo, o atacante Jean Paulo não conseguiu marcar na entrada da área após troca de passes envolvente, aos 38 minutos.
No segundo tempo, o Aimoré veio para não dar chance ao azar. Pressionando desde o primeiro minuto, o time teve duas ótimas chances de gol com o atacante Japa. Na primeira, logo aos 5 minutos, o atleta cabeceou, mas o goleiro do Riograndense Yai fez ótima defesa. Aos 31, o atacante chutou por cima.
Continua depois da publicidade
A recompensa veio aos 34 minutos com o gol salvador do volante Luanderson. Foi o estopim para que a torcida do Aimoré iniciasse a comemoração aos gritos de “O Aimoré voltou, O Aimoré voltou”. O lateral Rangel, do Riograndense, ainda foi expulso pelo árbitro Márcio Chagas depois de carrinho na entrada da área do goleiro Yai.
Aos 45 minutos, o atacante Rodrigo Galvão ainda perdeu um pênalti, chutando por cima da trave. O presidente do Aimoré Felipe Becker chamou a torcida para embalar o time, que não deixou escapar a chance de voltar à primeira divisão gaúcha. Após 19 anos.
– É muita emoção para um dia só. Depois de 19 anos alcançamos esse sonho. É um dia muito especial! – comemorou o mandatário do Aimoré.