A CBF confirmou neste sábado, dia 24, por meio de nota oficial em seu site, que a Copa América 2015, que seria realizada no Brasil, será disputada no Chile. Segundo a nota, em encontro que tiveram nesta sexta, em São Paulo, o presidente José Maria Marin e o presidente da Federação de Futebol do Chile Sergio Jadue firmaram o documento que foi enviado à Conmebol chancelando a troca de sedes: a Copa América 2015 será disputada no Chile enquanto a de 2019 passa a ter o Brasil como sede.

Continua depois da publicidade

– Já nos encontros que tive na semana passada, na Commebol, em Assunção, e na AFA, em Buenos Aires, o assunto foi discutido e encaminhado para uma solução em que prevaleceram o bom senso e o entendimento entre as partes – diz Marin, na nota.

O presidente da CBF explica que a mudança passa pelo entendimento que não faria sentido realizar a Copa América no Brasil em meio a tantos eventos grandiosos que o país vai sediar, referindo-se à Copa das Confederações, em 2013, à Copa do Mundo, em 2014, e às Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Além disso, explica a nota, “prevaleceu o argumento apresentado pelo presidente José Maria Marin de que a Copa América 2015 no Brasil provocaria uma interferência no calendário e principalmente afetaria os clubes brasileiros”.

– Os clubes ficariam prejudicados, pois certamente o Brasileiro teria de ser paralisado, justamente em um ano que tem tudo para levar multidões aos jogos, pois será realizado logo após a Copa do Mundo, com toda a estrutura que a maior competição de futebol do planeta deixará, com estádios modernos e todo um ambiente positivo que poderá se instalar no país – explica Marin.

Continua depois da publicidade