Nesta terça-feira a série Mulheres continua com uma personagem ilustre: Vera Fischer. A blumenauense nascida na Velha conquistou o Brasil em 1969, quando foi eleita Miss Brasil.

Continua depois da publicidade

Homenageie a mulher que marcou sua história no mural do Santa

Como primeira catarinense a ser escolhida a mulher mais bonita do país, Vera virou orgulho para cidade. Segundo a historiadora Franciele Machado, os concursos reafirmavam os padrões de beleza em voga: mulheres brancas, físico magro, porém, com curvas:

_ Aqui, as misses dos anos 1960 eram consideradas moças de ‘tradicionais famílias da sociedade blumenauense’. Representavam não apenas a cidade que as elegiam, como também as instituições e empresas que apoiavam o concurso e a própria Miss.

Continua depois da publicidade

Entretanto, o olhar dos blumenauenses para a conterrânea mudou quando ela passou a faixa e decidiu ser atriz: iniciando em produções da pornochanchada. De acordo com a historiadora Carla Fernanda da Silva, o gênero era um dos únicos que se fez no Brasil sob regime militar.

Para a estudiosa do gênero, é preciso olhar Vera sob as lentes de uma época da contracultura, liberdade sexual e quebra de tabus. Hoje, aos 61 anos, a blumenauense Vera Fischer interpreta a personagem Irina na novela das 21h da RBS TV, Salve Jorge.

Veja a galeria de fotos e descubra quem são as personagens da série Mulheres

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Jornal de Santa Catarina lançou sexta-feira uma série com oito reportagens especiais sobre personagens femininas que marcaram a história de Blumenau. A publicação segue até o dia 14 de março. Na edição impressa do Santa desta terça-feira confira mais da história de Vera Fischer.

Continua depois da publicidade