Onde mora a riqueza da vida? Esta é a reflexão que irá permear a nova novela das seis, que estreia nesta segunda-feira (15), na NSC TV. A produção levará o público para uma viagem ao coração do sertão brasileiro em uma comédia romântica contemporânea que acompanha a jornada da família Leonel Limoeiro entre os costumes do seu modo de vida rural e a complexidade urbana. A novela aborda também a posição da mulher na sociedade e como os protagonistas, mesmo sendo pessoas simples, têm o poder de influenciar seu próprio destino.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Após a descoberta de uma rara turmalina paraíba, a família liderada pela matriarca Zefa Leonel terá a oportunidade de mudar o seu destino, no entanto, a joia também irá despertar a inveja e a cobiça de outros habitantes da região, trazendo muitos conflitos e desafios para o núcleo principal.

O enredo se desenrola com a jovem Quinota, filha de Zefa e Tico Leonel, em busca do amor verdadeiro, o que irá desencadear uma série de aventuras e desventuras que prometem manter o público na ponta do sofá. 

Contrastes entre interior e a cidade grande

A história é situada entre Lasca Fogo, um pequeno distrito fictício do Cariri, e Lapão da Beirada, uma área urbana da região sertaneja, explorando os contrastes entre a vida no interior e a cidade grande. Para o autor da novela, Mario Teixeira, esses dois universos buscam, com muita leveza e humor, retratar a família brasileira.

Continua depois da publicidade

— É uma novela contemporânea, com tecnologias atuais, onde os personagens são movidos pelo sentimento de querer melhorar suas condições de vida. Ao mesmo tempo, são nostálgicos em relação ao passado, à vida que eles levavam em comum — salienta Mario.

Na mesma direção, Allan Fiterman afirma que a novela é uma fábula sertaneja.

— Se trata de uma novela muito humana. É uma história fabular e a família mais simples da novela é a que tem mais valores, é a mais cheia de ética. São os valores dessa família que vão transcender a pobreza ou a riqueza, e a gente vai ver essa família seguindo junto durante uma aventura, quando eles saem do rancho, depois de descobrir a turmalina paraíba, e vão para a cidade. Quem disse que a felicidade tá ali na cidade ou no dinheiro? Então, é uma premissa que eu acho nobre e bonita de acompanhar — define.

Nova versão de um clássico da música sertaneja

A inspiração por trás do nome da novela “No Rancho Fundo” vem da canção homônima composta originalmente por Ary Barroso e imortalizada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A nova versão, feita especialmente para o tema de abertura da novela, marca  o encontro de gerações de duas artistas do Nordeste: as cantoras Elba Ramalho e Natascha Falcão.

Ao receber o convite, Elba lembrou que a música era a preferida de seu pai.

— Fiquei superfeliz com o convite, primeiro porque tenho uma memória afetiva com a canção ‘No Rancho Fundo’, que eu cantava com meu pai pelas calçadas do sertão paraibano. E segundo pelo  encontro musical com Natascha Falcão, que é uma cantora linda de uma voz belíssima e que está explodindo no mundo. A gente fica honrado em receber os novos talentos que trazem também algo tão especial desse múltiplo nordeste que é tão expressivo culturalmente — exalta Elba. 

Continua depois da publicidade

Natascha, que concorreu ao Grammy Latino de 2023 e integra o elenco da novela dando vida a personagem Lola, também está na trilha com a música “Adeus” e comemora a oportunidade. 

— Cantar com a Elba Ramalho é um grande aprendizado, uma emoção muito grande e uma honra dar voz, junto a ela, ao tema da novela. Ela é uma das maiores representantes da música nordestina hoje. Essa é uma versão com mais cara de nordeste, trazendo essa nostalgia, esse bucolismo, esse amor pela terra. A música traz essas grandes emoções que estão tão presentes na novela — celebra.

Conheça os personagens

Zefa Leonel (Andrea Beltrão), Quinota (Larissa Bocchino) e Tico Leonel (Alexandre Nero)

A matriarca Zefa Leonel é valente e batalhadora, a teimosia da garimpeira e o desejo de salvar sua família de qualquer privação, vai levá-la ao encontro da raríssima pedra turmalina paraíba. Seu marido, Tico Leonel, é um homem bondoso e ingênuo, mas sua personalidade pode colocar em risco a paz familiar diante dos perigos da metrópole de Lapão da Beirada. A filha do casal, Quinota, é encantadora e sonha em conhecer a vida para além de onde nasceu. No início, gosta de Marcelo Gouveia, por quem é seduzida e abandonada. Depois, se apaixona por Artur, seu verdadeiro amor. 

Continua depois da publicidade

Artur (Túlio Starling)

É o mocinho da história, e é quem irá, no devido tempo, conquistar Quinota. Mas, antes disso, vai ter que escapar das investidas de Blandina, que o ama de forma obsessiva, e das armadilhas de Marcelo Gouveia, com quem cresceu junto num orfanato.

Blandina (Luisa Arraes) e Marcelo Gouveia (José Loreto)

Blandina é uma vilã cativante. Ardilosa, ela finge ser grande amiga da ingênua Quinota, mas, na verdade, só quer tirar proveito da mocinha. Quem ajuda Blandina a planejar suas armações é Marcelo Gouveia. O engenheiro sedutor e bon-vivant, faz a carreira ir por água abaixo por causa de seu vício nas corridas de cavalo sertanejo.

Deodora Montijo (Debora Bloch)

Fazendeira e coronela de Canta Pedra, agora é dona do Cabaré Voltagem. Especuladora, gananciosa e inescrupulosa, Deodora tornou-se ainda pior e mais manipuladora porque depois de ter involuntariamente causado a morte do filho amado, perdeu toda a fé na humanidade. Agora, em Lapão da Beirada, vai se deparar com Zefa Leonel (Andrea Beltrão), a quem provocou maldades no passado e com quem terá um acerto de contas.

“No Rancho Fundo” vai ao ar de segunda a sábado na NSC TV, logo após o Vale a Pena Ver de Novo.

*Por João Vitor Monteiro, sob supervisão de Romí de Liz

Leia também

Turnê nacional de 30 anos da Companhia de Dança Deborah Colker chega ao Sul do Brasil

Vocalista do Molejo, Anderson Leonardo volta a UTI e equipe pede: “Mais respeito”

Spotify divulga ranking das músicas que marcaram o verão de 2024